Assinar
Ambiente

Calor: Mais de metade dos concelhos da região de Leiria em risco máximo de incêndio

Para o concelho de Leiria são esperados 35 graus de temperatura máxima, esta sexta-feira. Em Ansião os termómetros deverão chegar aos 37º C.

O distrito de Leiria é um dos 13 distritos de Portugal continental que está em aviso amarelo por causa do calor.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as previsões apontam que a partir de hoje, sexta-feira, e nos próximos dias, o país enfrente uma nova onda de calor, a terceira este ano, com valores de temperatura elevada persistentes.

O aviso amarelo está em vigor entre as 9 horas de sexta-feira e as 18 horas de sábado, no distrito de Leiria, bem como nos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

A capital de distrito, Leiria, vai registar uma temperatura máxima de 35º C, no entanto, o máximo deverá ser sentido em Ansião, com 37º C. Já Batalha, Ourém, Pombal e Alvaiázere chegam aos 36º C. O valor máximo mais baixo na região será registado em Peniche e Óbidos, com 29º C.

A acompanhar o aviso amarelo, a maioria dos concelhos da região de Leiria (distrito de Leiria e concelho de Ourém) está com risco máximo de incêndio rural nesta sexta-feira. São eles: Alvaiázere, Castanheira de Pera, Pombal, Ourém, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos.

Em risco muito elevado de incêndio rural, estão os concelhos de Caldas da Rainha, Alcobaça, Leiria e Ansião, enquanto Peniche, Óbidos, Bombarral e Nazaré permanecem com risco elevado, informa o IPMA.

As previsões do perigo de incêndio rural “aliviam” ligeiramente no sábado na região de Leiria, agravando-se no interior norte e centro do país.

Fonte: IPMA

Medidas de proteção contra o calor

Com os alertas de temperaturas muito elevadas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor, como o aumento de ingestão de água ou de sumos de fruta e aconselhou a população a evitar o consumo de bebidas alcoólicas, assim como a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas.

Numa nota divulgada no site, a DGS aconselha a procura de ambientes frescos e arejados, ou climatizados. O uso de roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, de chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta são outras das medidas de proteção adicionais recomendadas.

Na informação divulgada na quarta-feira, a DGS aconselha a que se evite “atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior”.

Recomenda igualmente que se escolha as horas de menor calor para viajar de carro e pede “atenção especial” aos grupos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.