Assinar
Ambiente

Calor: Norte do distrito de Leiria está sob risco máximo de incêndio rural

Apenas o concelho de Peniche apresenta risco moderado. Já outros nove concelhos da região estão com risco máximo de incêndio rural.

EMGFA

Nove concelhos da região estão com risco máximo de incêndio rural este sábado, dia 20.

Apesar da diminuição da temperatura máxima na região de Leiria, abaixo dos 30º C, ainda são muitas as cautelas que as autoridades locais e nacionais estão a adotar para evitar eventuais focos de incêndio, bem como para assegurar a defesa de pessoas e bens.

Depois de no dia de ontem, sexta-feira, onde os termómetros chegaram aos 35º C um pouco por toda a região, hoje, sábado, as previsões apontam para 29º C de máxima no concelho de Leiria, descem aos 26º C na Marinha Grande e aos 23º C em Óbidos e Nazaré e aos 22º C em Peniche.

Já a norte de Leiria e mais longe da costa, as temperaturas máximas continuam elevadas, o que está diretamente relacionado com o risco de incêndio rural.

Estão em alerta máximo de risco de incêndio rural os concelhos de Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém.

Os concelhos de Leiria, Caldas da Rainha, Ansião e Alcobaça têm um risco muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco elevado estão Nazaré e Óbidos. Peniche é o único concelho da região de Leiria que altera o risco registado ontem, sexta-feira, passando de elevado a risco moderado.

Leiria é um dos 14 distritos estão sob aviso amarelo por causa do calor, segundo o IPMA, que nalgumas regiões estendeu o aviso até ao final da tarde de domingo.

Segundo o IPMA, estão sob aviso amarelo (o menos grave) por causa da persistência de temperaturas elevadas, até às 18 horas de sábado, os distritos de Leiria, Setúbal, Santarém, Lisboa, Coimbra e Braga.

O aviso estende-se até às 18 horas de domingo para os distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Bragança.

Fonte: IPMA

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados