Assinar
Cantinho dos Bichos

Caminhada desvenda “espetáculo inesquecível” que é a brama dos veados

Neste período é possível ouvir e ver os machos a defender e reclamar os territórios, atraindo as fêmeas

Uma caminhada para escutar a brama dos veados, um rugido característico que emitem na época de acasalamento, está marcada para setembro no Coentral, no concelho de Castanheira de Pera.

“É nesta terra de encantos, com a sua vegetação autóctone e grandes manchas de castanheiros e carvalhos”, na Serra da Lousã, que decorre a iniciativa, nos dias 18 e 25 de setembro, numa organização da Câmara de Castanheira de Pera, através da empresa municipal Prazilândia.

No decurso da caminhada será possível aos participantes “OLHAR a brama dos veados” – assim se intitula a iniciativa – e, eventualmente, cruzarem-se com exemplares da espécie.

O ponto de encontro é no largo do Vidoiro, Coentral Grande, às 08h00, a caminhada tem a duração de quatro horas e os participantes, com mais de 15 anos, devem pagar 20 euros de inscrição. Este pagamento garante um guia, conceitos básicos de fotografia ao longo do percurso, seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.

A ação “OLHAR a brama dos veados” realiza-se com o mínimo de quatro inscritos e o máximo de 14, e é aconselhável a maiores de oito anos. A organização recomenda que levem água, chapéu, roupa para caminhar, protetor solar, calçado apropriado, farnel e binóculos. Os participantes devem ainda evitar perfumes e roupa com cores vistosas.

Os meses de setembro a novembro são considerados ideais para observar os veados, que se encontram em época de acasalamento. “A brama dos veados é um espetáculo único, inesquecível”.

“Neste período é possível ouvir os machos a defender e reclamar os territórios, atraindo as fêmeas. Como têm de se tornar visíveis para o sexo oposto, os animais expõem-se mais aumentando, assim, a probabilidade de serem avistados”, explica o site das Aldeias de Xisto.

“O crepúsculo e a madrugada são as alturas do dia mais propícias para estes avistamentos. Além da observação direta, pode-se recorrer ao uso de binóculos para observar os animais mais distantes ou visualizar pormenores e comportamentos de determinados indivíduos”, adianta.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.