Assinar
Cultura

Espetáculo “Eko Tsugi” revelado no Coentral antes do Palácio da Ajuda e de Paris

Do diálogo criativo com o património ambiental e também a arquitectur nasce a primeira proposta da plataforma promovida pela Bodybuilders. O primeiro momento é este sábado, dia 30, em Castanheira de Pera.

A criação de Rafael Alvarez propõe um diálogo criativo com o património ambiental, rural e humano da aldeia do Coentral Grande Foto: Rafael Alvarez

O espetáculo “Eko Tsugi – Dança contemporânea e ecologia em movimento”, do coreógrafo Rafael Alvarez, é apresentado pela primeira vez este sábado, 30 de setembro, no Coentral, em Castanheira de Pera, antes de acontecer no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, e na Casa de Portugal em Paris, França.

“Eko Tsugi” pretende “plantar ideias e ações no corpo, reflorestar realidades para uma ecologia corporal”, lê-se no documento de divulgação do espetáculo. Rafael Alvarez pretende “semear a construção de uma nova geografia eco-humana” e “re-ligar corpo e natureza num convite à dança e à criatividade”.

Este será o primeiro ato do lançamento da plataforma de criação coreográfica, mediação e intervenção artística, promovida pela Bodybuilders.

A proposta consiste, primeiro, num diálogo criativo com o património ambiental, rural e humano da aldeia do Coentral Grande, em Castanheira de Pêra. Depois, pretende-se também a interação com o património cultural e arquitectónico do Palácio Nacional da Ajuda, com uma extensão e apresentação em Paris.

Nos três momentos, é lançado um apelo ao “intercâmbio e cooperação entre participantes maiores de 55 anos e seniores (-55 anos bem-vindos) das regiões de Lisboa, de Castanheira de Pera, de Paris, comunidade local e visitantes”.

De acordo com a informação partilhada, os espectáculos a apresentar no final de cada período de residência criativa, em formato de percurso coreográfico na paisagem e na arquitectura, convidam o público, a comunidade local e os participantes “a plantar ideias e a celebrar a dança, o património ambiental e a experiência da vida rural num movimento de partilha colectiva”.

No Coentral, o espetáculo acontece este sábado, dia 30, a partir das 17, na aldeia de Coentral Grande, e a entrada é gratuita. Em Lisboa, “Eko Tsugi” é revelado a 7 de outubro e em Paris a 3 de novembro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.