Assinar
Cultura

Jornalista de Vieira de Leiria lança “Avieiros” na Feira do Livro de Lisboa

O livro “Avieiros, hoje” é uma versão revista e aumentada dos textos publicados por João Francisco Gomes, num suplemento publicado em 2019 pelo REGIÃO DE LEIRIA.

Joaquim Dâmaso

João Francisco Gomes, jornalista natural de Vieira de Leiria, apresenta o livro “Avieiros, hoje”, no próximo dia 3 de setembro, na Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII.

A obra acaba de ser publicada com a chancela da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e é uma versão revista e aumentada dos textos escritos para o suplemento “Avieiros – o que resta de uma cultura que marcou o século XX português”, publicado pelo REGIÃO DE LEIRIA, em 2019, e no qual João Francisco Gomes trabalhou em parceria com o repórter fotográfico do jornal, Joaquim Dâmaso.

Tal como o suplemento, o livro versa a história da cultura avieira e os vestígios que dela restam hoje, a partir da releitura do romance “Avieiros”, de 1942, de Alves Redol.

João Francisco Gomes é jornalista, escreve no Observador desde 2016

“Nos séculos XIX e XX, o mar revolto obrigou centenas de famílias de pescadores da Praia da Vieira a procurarem alternativas à pesca de arrasto tradicional da costa portuguesa, conhecida como arte xávega, impossível de praticar em segurança e com proveito durante o rigor do inverno”, refere a sinopse do livro.

A alternativa que os pescadores encontraram na pesca fluvial no rio Tejo constitui “um dos movimentos migratórios internos mais marcantes da história recente de Portugal: primeiro de modo pendular (o inverno no rio, o verão no mar) e depois fixando-se definitivamente no Ribatejo”.

O livro de João Francisco busca “as raízes de uma cultura ímpar através das histórias de quem a viveu” e vai ao encontro de um traço identitário e de “uma cultura ribeirinha ímpar, mas muito marginalizada, com características próprias — os barcos, as casas, a gastronomia e a religião”.

O lançamento do livro, seguido de debate, acontece no sábado, 3 de setembro, às 18h30, na Praça da Fundação na Feira do Livro de Lisboa. A conversa do autor com João Monteiro Serrano será moderada por Paulo Ferreira.

Saiba mais sobre o livro aqui e reveja também o suplemento “Avieiros” publicado com o REGIÃO DE LEIRIA, em 2019.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados