Assinar
Ourém

Paisagem das Serras do Norte de Ourém geridas pela recém-criada ADN

Associação vai gerir Área Integrada de Gestão da Paisagem que abrange mancha florestal da União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos e das freguesias de Espite e Urqueira.

Os nove sócios fundadores e técnicos municipais responsáveis pelo acompanhamento da criação da associação CMO

Está criada a ADN – Associação de Desenvolvimento Serras do Norte de Ourém, que vai gerir a Área Integrada de Gestão da Paisagem das Serras do Norte de Ourém (AIGP-SNO). O ato constitutivo foi na quarta-feira, 3 de agosto, avança o município de Ourém, e a partir de agora a ADN assume a AIGP-SNO, promovida pela Câmara Municipal de Ourém para gerir uma mancha territorial continua, com cerca de 4.192 hectares, que abrange parcialmente a União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos e as freguesias de Espite e Urqueira.

Segundo nota do município, a opção pela criação da associação pretende “conferir um sentido prático à governança e ao desenvolvimento local participado”, tendo em vista “uma gestão mais eficiente e eficaz da área agro-florestal deste território”.

As áreas integradas de gestão da paisagem são um novo instrumento de ordenamento rural financiando pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Entre os objetivos da constituição estão a diminuição da vulnerabilidade aos incêndios, a reestruturação da base económica local nas freguesias em apreço, bem como a valorização dos terrenos florestais e o fomento do associativismo para o desenvolvimento local. Os apoios, que no caso da AIGP-SNO serão geridos pela ADN, podem chegar aos 100%.

Acrescenta o município de Ourém que a ADN compromete-se a “executar e dinamizar as ações necessárias para o reordenamento da mancha florestal e a apoiar os proprietários integrados na AIGP-SNO”, tendo em vista “um propósito muito claro: minimizar ao máximo o risco de incêndios rurais e de geral valor acrescentado na economia agro-florestal”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.