Assinar
Ambiente

Risco de incêndio diminui na região no último dia de estado de alerta

Há já um concelho – Peniche – com nível reduzido de risco de incêndio, mas risco permanece máximo no interior do distrito

O risco de incêndio na região regista hoje um desagravamento, sobretudo no litoral. De facto, continuam cinco concelhos em risco máximo de incêndio, neste que é o último dia do estado de alerta. E há já um concelho – Peniche – com nível reduzido de risco de incêndio, apontam os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Assim, hoje existem cinco concelhos com risco máximo: Pedrógão Grande, Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Ourém. Pombal, que ontem estava incluído neste conjunto de concelhos, viu o seu nível de risco descer para muito elevado.

Leiria conta-se igualmente entre os concelhos que registaram um desagravamento do nível de risco, estando agora em nível elevado.

São já três os concelhos com risco moderado – Óbidos, Nazaré e Bombarral.

Risco de incêndio por concelho Fonte: IPMA

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A nível nacional, são mais de 80 concelhos de diversos distritos que apresentam hoje perigo máximo de incêndio, indicou o IPMA.

Durante o dia de hoje, o país permanece em situação de alerta devido ao risco de incêndios, situação que vai decorrer até às 24 horas desta terça-feira.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado na faixa costeira, em especial a sul do cabo Mondego.

A partir da tarde, o IPMA prevê um aumento temporário de nebulosidade no interior norte e centro, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos em zona de montanha, e trovoadas, que poderão ser secas.

Está também previsto vento em geral fraco, do quadrante sul na região Sul até início da tarde, soprando moderado no litoral oeste, em especial durante a tarde, e por vezes forte de nordeste nas terras altas das regiões Norte e Centro até meio da manhã.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura mínima, mais significativa nas regiões Norte e Centro, e uma descida da máxima na região Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Aveiro e Leiria) e os 25 (em Portalegre e Castelo Branco), e as máximas entre os 28 (em Aveiro) e os 39 (em Castelo Branco).

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.