Assinar
Ambiente

Risco de incêndio permanece muito elevado no interior da região

Descida das temperaturas desagrava nível de risco, sobretudo no litoral

Esta quarta-feira já não há concelhos da região com risco máximo de incêndio, ao contrário do que vinha sucedendo nos últimos dias. Ainda assim, vários concelhos permanecem com níveis de risco muito elevado ou elevado.

De acordo com a avaliação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é sobretudo na zona litoral da região que o risco é mais baixo. É o que o sucede com Leiria, Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos, Alcobaça e Nazaré. Ao invés, na zona mais interior – nos concelhos de Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Ourém -, o risco de incêndio permanece no segundo nível mais alto, isto é, muito elevado.

Risco de incêndio por concelho Fonte: IPMA

A nível nacional, mais de 60 concelhos dos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre apresentam hoje perigo máximo de incêndio, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de Braga, Vila Real, Viseu, Aveiro, Coimbra, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora, Beja e Faro em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural.

Segundo o instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até domingo.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e aguaceiros, que podem ser de granizo, nas regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, sendo mais prováveis durante a tarde e em zonas de montanha.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de oeste/noroeste, sendo por vezes forte de noroeste na faixa costeira ocidental a partir da tarde e descida da temperatura máxima, em especial no Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Viseu) e os 20 (em Vila Real, Castelo Branco e Portalegre) e as máximas entre os 22 (em Aveiro) e os 34 (em Vila Real, Castelo Branco e Évora).

Em Leiria, a temperatura máxima prevista é de 24 graus e a mínima, 18 graus.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.