Assinar
Ansião

Técnica de decoração centenária aplicada à azulejaria ensinada em Ansião

Motivos do mosaico romano aplicados com método dos inícios do século XVI, na oficina de “Decoração de azulejo – Técnica do esgrafitado”

As inscrições são gratuitas e a oficina tem a duração de 30 horas (Foto: thepotterywheel.com)

Uma oficina de “Decoração de azulejo – Técnica do esgrafitado” está a ser organizada em parceria pelo Município de Ansião e pelo Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE).

A ação decorre de 24 setembro a 15 outubro, no Complexo Monumental de Santiago da Guarda, e destina-se a artesãos, ativos empregados ou desempregados com interesse na aquisição de competências específicas na área.

“Partindo dos motivos do mosaico romano, esta oficina pretende decorar o azulejo de forma criativa, utilizando a técnica do esgrafitado”, explica o CEARTE.

Os objetivos da formação passam por preparar os materiais, escolher e preparar os motivos decorativos, aplicar técnicas de transferência de imagem, do esgrafitado e de tintas de água; enfornar e cozer os azulejos e avaliar trabalhos realizados e acabamentos.

A formadora é Maria do Rosário Rocha Pereira, que iniciou atividade na área cerâmica em 1987 e integrou o CEARTE em 1996. Ministra cursos de formação inicial e contínua nas temáticas: azulejaria, decoração cerâmica criativa, ilustração cerâmica, bijuteria e acessórios cerâmica e têxtil. Técnica de serigrafia aplicada à cerâmica, de estamparia e serigrafia aplicada e ao têxtil.

As inscrições são gratuitas e a oficina tem a duração de 30 horas. Decorre aos sábados, das 10 às 13 horas e das 14h às 18 horas, destinando-se a pessoas com idades entre os 18 e 65 anos.

“A técnica do esgrafitado apareceu nos inícios do século XVI e consistia na remoção do vidrado escuro de um azulejo, com um estilete ou prego até o corpo cerâmico ficar à vista, deixando-o permanecer apenas nos motivos decorativos. As zonas descobertas podiam então ser preenchidas com um betume ou cal, na cor que se pretendia”, segundo a ceramista Isabel Colher.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados