Assinar
Sociedade

Violência doméstica: Associação de Leiria regista 114 novos casos em 2022

Os números mostram “que há casos que se estão a destapar”, explica a presidente da associação Mulher Século XXI.

foto de um punho masculino a ameaçar uma mulher

A Mulher Século X XI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres, em Leiria, registou 114 novos casos de violência doméstica durante o primeiro semestre deste ano, um valor superior aos 90 registados em 2021.

A presidente daquela Organização Não Governamental, Susana Ramos Pereira, explicou à Lusa que os números mostram “que há casos que se estão a destapar”.

Apesar de acreditar que o crime de violência doméstica está a aumentar, a responsável disse não existirem estudos que confirmem, mas a procura de ajuda na sua associação dá-lhe essa perceção.

A pandemia da Covid-19 obrigou as vítimas a “viver dois anos sob o jugo do agressor”, o que contribuiu para um “maior isolamento e silenciamento das vítimas, impedindo-as de denunciar os abusos, mas mostrando-lhes também que teriam de sair logo que possível deste ciclo de agressão”.

Este cenário fez com que as vítimas “tomassem uma decisão de denunciar”, acrescentou. “Estão a aparecer mais casos e temos alguma reincidência de pessoas que desistiram dos processos e agora voltaram a pedir ajuda. Também está a aumentar a comunidade brasileira na região e temos tido mais pedidos de ajuda destes imigrantes”, revelou a presidente da Mulher Século XXI.

Além de 114 novos casos, registou 11 reincidências, num total de 125 atendimentos, que incluem 112 mulheres vítimas de violência doméstica que procuraram ajuda, quatro homens, seis idosas e três idosos.

A Mulher Século XXI contabiliza ainda 33 acolhimentos de emergência na sua casa: 18 mulheres e 15 dependentes. “A procura é bastante, mas só temos espaço para oito pessoas”, adiantou.

O Gabinete Girassol abriu, em novembro, para dar apoio psicológico a crianças e jovens até aos 18 anos vítimas de violência doméstica nos dez concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), atendeu 51 novos casos, dos quais 30 são rapazes. “Temos situações bastante graves”, lamentou, ao salientar que a violência doméstica não está a melhorar na região, nem a nível nacional.

Este ano, informou, foram mortas 17 pessoas em contexto de violência doméstica – 16 mulheres e uma criança – e em todo o ano de 2021 foram assassinadas nas mesmas circunstâncias 23 pessoas: 16 mulheres, duas crianças e cinco homens (estatísticas oficiais do portal da violência doméstica da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género).

A Mulher Século XXI é uma entidade da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, e responsável pelo Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Leiria, pela Resposta de Acolhimento de Emergência e pelo RAP – Resposta de Apoio Psicológico a crianças e jovens vítimas de Violência Doméstica da CIMRL (Gabinete Girassol e gabinetes itinerantes).

Desde 2017, data em que a associação tem registos, já foram acompanhadas mais de 3.000 vítimas de violência doméstica. “Algumas ainda nos procuram”, revelou.

Contactos e números de emergência

112 – Número de telefone de emergência único europeu (chamada gratuita)
144 – Linha Nacional de Emergência Social
800 202 148 – Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica (CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género)
116 006 – Linha de Apoio à Vítima (APAV – Apoio à Vítima) (chamada gratuita – Dias úteis das 8 às 22 horas)
SMS – 3060
queixaselectronicas.mai.gov.pt – Portal Queixa Eletrónica:
www.112.pt/Paginas/Home.aspx – Aplicação App MAI112, para pessoas surdas
www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca – Aplicação SMS Segurança, para pessoas surdas

Associação Mulher Século XXI
Largo Rainha Santa Isabel, Nº1 r/c Dto 2410-165 Leiria
Tel. 244 821 728
Tlm. 964 854 462
Tlm. 910 908 368
email. geral@mulherseculoxxi.com
Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica
244 821 728
Linha de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica (chamada gratuita)
800 210 340

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados