Assinar
Leiria

Autocarros da região percorrem o equivalente à distância da Terra à Lua a cada três semanas

Diariamente, autocarros passam em cerca de 1300 localidades e transportam perto de 6500 passageiros

autocarro rodoviaria do tejo
Foto ilustrativa

O reforço da rede de transportes na região, com o arranque do novo ano letivo, traduz-se num total de 17 mil quilómetros percorridos, por dia, por 115 autocarros.

Os dados são da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) que esta semana anunciou que com o arranque do período escolar, “entrou novamente em vigor, nos 10 municípios da Região de Leiria, a rede de serviços essenciais de transporte, adequados às necessidades reais da comunidade escolar e da população em geral”.

Na prática, adianta nota da CIMRL, desde terça-feira, dia 13, a rede sub-regional de Leiria conta “com um total de 115 autocarros, disponibilizados por 5 operadores, que irão percorrer, aproximadamente, 17 mil quilómetros, passar em cerca de 1300 localidades e transportar perto de 6500 alunos, tudo isto num único dia”.

Feitas as contas, a cada três semanas, os autocarros que circulam na região, percorrem o equivalente à distância média entre a Terra e a Lua, que ronda um pouco mais de 380 mil quilómetros.

Estes valores não levam em conta todo o serviço presente na região, pois “a esta rede juntam-se ainda as redes urbanas das cidades de Leiria, Marinha Grande e Pombal”, aponta a nota da CIM.

“Face ao período antes da pandemia de 2018/2019, a rede de transportes disponibilizada para o ano letivo de 2022/2023 é reforçada com novas circulações, sendo objetivo que esta rede de serviços essenciais de transporte público escolar corresponda às necessidades dos alunos e possa ampliar a oferta aos cidadãos em geral”, refere nota da comunidade intermunicipal.

Quase 48 mil com tarifas reduzidas

De acordo com os dados tornados públicos pela CIMRL, o ano passado foram apoiados 47.587 passes da rede de transportes públicos, que beneficiaram da redução ou isenção tarifária.

Esta política tarifária implicou “transferência de verbas da CIM da Região de Leiria e verbas municipais”, num valor que “ascendeu a 2,8 milhões de euros”. Deste total, “25% dizem respeito à compensação dos operadores pela redução tarifária e 75% ao défice de exploração dos serviços essenciais”, refere a comunidade.

Por outro lado, “o sistema de transportes públicos da Região de Leiria beneficiou ainda do apoio do Fundo Ambiental que transferiu o montante 920 mil euros”, explica ainda a CIM que congrega dez municípios: Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados