Assinar
Ourém

Esperados milhares de motociclistas em Fátima na Bênção dos Capacetes

Para garantir a segurança do evento, a GNR vai reforçar as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso a Fátima.

A Bênção dos Capacetes realizou-se no recinto de oração do Santuário de Fátima, em 2017 Santuário de Fátima

Dezenas de milhares de motociclistas de todo o país são esperados em Fátima, no próximo domingo, dia 18, para a edição deste ano da Bênção dos Capacetes, depois de um interregno de dois anos devido à pandemia.

Carlos Pereira, motociclista do concelho de Peniche e elemento da organização do evento, disse à agência Lusa que “se o tempo estiver bom, e há indicações nesse sentido, os motociclistas tirarão as motos da garagem e farão a viagem para Fátima”.

“Na última edição, em 2019, e segundo os números que o Santuário nos deu, estiveram cerca de 160 mil pessoas na bênção”, acrescentou, sublinhando que “para o Santuário, esta já é uma das maiores peregrinações” do ano.

Tudo começou em 2014, quando “um grupo de amigos se lembrou de fazer a bênção dos capacetes. O Santuário autorizou e a missa foi num parque de estacionamento. No início, pensámos que seriam 40 ou 50 motos a irem até Fátima, mas foram perto de mil”, recordou Carlos Pereira.

“A partir daí, foi sempre a subir”, acrescentou, admitindo que não é apenas a fé que levam muitos motociclistas ao santuário da Cova da Iria. “Muitos vão pelo convívio, pela amizade e, enquanto uns estão a assistir às cerimónias, outros estão à volta, à espera”, disse Carlos Pereira à agência Lusa, sublinhando que esta iniciativa tem sempre um cariz solidário.

“Em 2019, através de uma percentagem da venda de merchadising ligada à iniciativa, apoiámos o Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão e os Bombeiros de Águas de Moura. Este ano, as verbas angariadas são para apoiar a recuperação [através de sessões de fisioterapia] do piloto de motocross Marco Silva, que em 2021, enquanto treinava, teve um acidente e ficou paraplégico”, acrescentou.

As cerimónias de domingo serão presididas pelo bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério.

Carlos Pereira alertou também para a “grande logística” que envolve a preparação e realização desta peregrinação/bênção, em que participam, além dos clubes motards [dez em cada edição, rotativamente] e do Santuário, a Câmara de Ourém, o INEM, a GNR, a Proteção Civil e os bombeiros.

Guarda Nacional Republicana reforça segurança em Fátima

De forma a garantir a segurança do evento, a segurança rodoviária e a fluidez do trânsito, o Comando Territorial de Santarém da GNR vai implementar a “Operação Bênção dos Capacetes 2022” no Santuário de Fátima.

Além do fator segurança, a GNR pretende com esta operação prevenir crimes e alterações da ordem pública, reforçando para isso o policiamento no local e nas principais vias de acesso a Fátima, explica o Comando Territorial de Santarém em comunicado.

“É esperada a deslocação de milhares de motociclistas, razão pela qual o Comando Territorial de Santarém da GNR, empenhará as suas diversas valências e será reforçado por várias Unidades da Guarda”.

A guarda apela ainda, no mesmo comunicado, a que todos os motociclistas adotem uma condução cautelosa, usando sempre o capacete de proteção, evitando manobras perigosas e cumprindo os limites de velocidade. A GNR pede também que sejam evitadas filas prolongadas no final do evento.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados