Assinar
Cultura

Folio recebe dois laureados com o Nobel da Literatura em edição dedicada ao “Poder”

Festival Literário Internacional de Óbidos decorre entre 6 e 16 de outubro e conta com a presença da polaca Olga Tokarczuk e do nigeriano Wole Soyinka.

A polaca Olga Tokarczuk e o nigeriano Wole Soyinka, detentores do prémio Nobel da Literatura, são as primeiras confirmações do Folio 2022.

Olga Tokarczuk, Nobel da Literatura em 2018, publicou o seu primeiro livro em 1989, uma coletânea de poesia intitulada “Miasta w lustraché”, seguindo-se os romances “E. E.” e “Prawiek i inne czasy”, entre outras obras, traduzidas em 30 línguas e que lhe valeram diversos prémios.

Wole Soyinka foi o primeiro africano negro a ser distinguido com o Nobel de Literatura, em 1986, e é autor de “Os Intérpretes”, “Aké: os anos de infância”, “O Leão e a Joia” e “É melhor partirem de madrugada”.

O Festival Literário Internacional de Óbidos realiza-se este ano entre 6 e 16 de outubro com o tema “Poder” e terá mais dois novos capítulos: Folio Inclusivo, dedicado à acessibilidade cultural, e Folio Tech, que pretende discutir a relação entre tecnologia e literatura.

A somar a estas áreas temáticas, mantêm-se as habituais, o Folio Autores, Educa, Ilustra, Mais, BD, Boémia e Folia.

De acordo com comunicado enviado às redações, o festival conta em 2022 com 14 mesas de debates e autores, um espaço dedicado aos escritores e editoras na Praça de Santa Maria, assim como atividades espalhadas por toda a vila, desde os museus à Casa da Música.

No palco INATEL, na Cerca do Castelo, irão acontecer os concertos do festival.

Palco de lançamento de livros, debates, mesas redondas, entrevistas, sessões de autógrafos e conversas entre escritores e leitores, o Folio não se realizou em 2020 devido à pandemia de Covid-19, tendo sido retomado em 2021.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados