Assinar
Sociedade

GNR sensibiliza para o ciberbullying no regresso às aulas

Entre terça e sexta-feira, militares da GNR levam às escolas a campanha “# A Vida Não É Um Jogo”.

“# A Vida Não É Um Jogo”. É assim que se chama a nova campanha criada pela Guarda Nacional Republicana (GNR) para sensibilizar crianças, jovens, pais, comunidade escolar e sociedade em geral para o ciberbullying.

Acompanhada do mote “Aquilo que é feito no mundo digital tem consequências reais no mundo real” e em parceria com o youtuber Nuno Agonia, a campanha surge com o objetivo de combater o ciberbullying e os fenómenos cada vez mais recorrentes, como desafios virais de risco divulgados nas plataformas digitais.

Esta é uma das campanhas que a GNR pretende levar aos cerca de cinco mil estabelecimentos de ensino da sua área de influência, neste regresso às aulas, entre 13 e 16 de setembro.

No contexto das ações de sensibilização, a GNR irá dar também a conhecer os militares responsáveis pelo programa Escola Segura – que celebra 30 anos de atividade – e vai facultar os contactos dos mesmos militares. O objetivo é contribuir para uma “maior proximidade” e consciencialização dos diversos intervenientes da comunidade escolar para a “importância da segurança escolar dos jovens alunos e para uma melhor preparação das crianças e jovens para os desafios que irão encontrar no regresso às aulas”.

Além das iniciativas nas escolas, os cerca de 400 militares das secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário irão promover ações no âmbito da segurança na rua, em casa e ainda segurança rodoviária, “uma vez que o fluxo de trânsito aumenta devido ao transporte dos alunos para a escola, sendo importante alertar os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças”, evidencia a GNR em comunicado.

Na mesma nota de imprensa enviada às redações, a GNR deixa alguns conselhos. Leia embaixo.

Aos jovens estudantes:

  • No deslocamento de e para a escola circula, sempre que possível, acompanhado ou em grupo e evita passar em locais isolados ou com pouca luz;
  • Nem sempre o caminho mais perto é o caminho mais seguro;
  • Memoriza no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida;
  • Espera pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola;
  • Na internet: escolhe bem os conteúdos que publicas; não deixes as palavras-passe acessíveis, não as mostres a amigos, altera-as e usa diferentes para vários serviços; se te sentires ameaçado na internet, pede ajuda a outra pessoa; qualquer pessoa pode estar online, não acredites em tudo o que te dizem ou mostram; não te isoles. Se te acontecer algo perturbador online, denuncia.
  • Sempre que tiveres um problema, informa os teus pais ou encarregados de educação, ou pede ajuda a um professor/ auxiliar da escola.

Aos pais:

  • Acompanhe o desenvolvimento escolar e as rotinas do seu filho;
  • Ensine o seu filho a colocar o número do Posto da GNR local na marcação rápida;
  • Sempre que tiver conhecimento ou suspeita de que o seu filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informe de imediato a GNR.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados