Assinar
Ansião

Programa de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família auxiliou 49 agregados

Quase 50 mil euros foram entregues às famílias no primeiro ano de funcionamento do instrumento de apoio municipal.

Demografia e natalidade

No primeiro ano de funcionamento do Programa Municipal de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família, Ansião ajudou 49 agregados familiares com quase 50 mil euros, anunciou o município.

Num balanço do programa, a Câmara de Ansião divulgou números do investimento realizado, que entregou 44,5 mil euros a 43 famílias no âmbito do incentivo à natalidade e 3265 euros para pagamento de mensalidades de creches (na totalidade ou em parte, consoante os rendimentos) a 14 famílias.

O município recorda que o instrumento de apoio é um incentivo para quem escolhe “viver e projetar o seu futuro em Ansião”, minimizando “custos que advêm da parentalidade” para favorecer “o bem-estar e a qualidade de vida da população”.

Por outro lado, frisa a autarquia em comunciado, trata-se de “um mecanismo de atração e fixação de pessoas no concelho, atenuando os fatores que possam estar na origem da baixa taxa de natalidade, bem como de estimulação da economia local”, porque está prevista “a utilização dos apoios concedidos nos estabelecimentos comerciais do concelho”.

O programa de incentivo de Ansião compreende um subsídio pecuniário sob a forma de reembolso de despesas elegíveis, a atribuir aos nascimentos ocorridos após a entrada em vigor do regulamento, com a aquisição de bens e/ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável e harmonioso da criança, com um limite máximo de 1000 euros para o primeiro e segundo filhos e 1250 euros para o terceiro filho e seguintes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados