Assinar
Ourém

Atentado em Fátima contra o Papa João Paulo II volta a ser analisado em Ourém

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, juiz conselheiro Henrique Araújo, é um dos oradores e o encerramento das jornadas cabe à ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro

O atentado foi a 12 de maio de 1982 Agência Ecclesia

As 2ªs Jornadas de Direito Criminal da Comarca de Santarém, subordinadas ao tema “Os 40 Anos do processo crime do atentado de 12 de maio de 1982 contra o Papa João Paulo II”, estão marcadas para 4 de novembro no Teatro Municipal de Ourém.

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, juiz conselheiro Henrique Araújo, é um dos oradores e o encerramento das jornadas cabe à ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.

Está programada a inauguração da exposição “40 anos do processo crime do atentado de 12 de maio de 1982 contra o Papa João Paulo II”, no Castelo de Ourém.

A propósito destas jornadas, o ex-reitor do Santuário de Fátima, Luciano Guerra, afirmou à agência Lusa que a tentativa de atentado a João Paulo II o deixou “muito surpreendido”, enquanto o bispo emérito Serafim Ferreira e Silva realçou a serenidade do Papa perante o acontecimento.

Nessa noite, João Paulo II (1920-2005) subia a escadaria do santuário, onde peregrinou para agradecer à Virgem de Fátima o ter salvado do atentado, um ano antes, na Praça de São Pedro, em Roma, quando foi vítima de uma tentativa de atentado pelo padre espanhol Juan Fernández Krohn.

Quatro décadas após a tentativa de atentado, Luciano Guerra, de 90 anos, declarou não se ter apercebido da situação. “Só me recordo que o Papa, em determinada ocasião, voltou-se para trás. Já estava muito pertinho do altar e voltou-se para trás. (..) Não julguei nada naquele momento. Deu-se a celebração e eu, só no fim, é que soube que tinha havido um atentado, só no fim da celebração”, esclareceu.

Já o bispo emérito da Diocese de Leiria-Fátima Serafim Ferreira e Silva, à data auxiliar de Lisboa e secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, lembrou que, na noite de 12 de maio de 1982, no recinto, viu “um burburinho, uma agitação” e que “alguém intercetou o agressor”.

“Recordo do gesto dele [Juan Krohn] com qualquer coisa que depois soube que era uma espécie de punhal”, referiu, recordando que João Paulo II “se apercebeu, mas depois seguiu e tudo continuou com toda a normalidade, não houve alarme”.

Segundo o bispo, de 92 anos, “a comunidade celebrativa que enchia o recinto, com muitos milhares, não se apercebeu bem na altura, apercebeu-se de que houve qualquer agitação, mas nada de alarmar”.

“E, depois, no dia seguinte, vi que o Papa João Paulo II quase não falava do assunto e isso, para mim, foi o testemunho maior de serenidade de quem está ao serviço de Deus”, realçou Serafim Ferreira e Silva.

João Paulo II, canonizado em 2014, estaria em Fátima mais duas vezes, em 1991 e em 2000. Neste último ano, para beatificar os videntes Francisco e Jacinta Marto.

Programa

09h00 Receção aos participantes

09h30

Abertura

Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, juiz conselheiro Henrique Araújo

Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Santarém, juiz de direito Luís Miguel Caldas

Presidente da Câmara de Ourém, Luís Miguel Albuquerque

10h00

O Caso

Apresentação pela jornalista da RTP, Rita Marrafa de Carvalho

10h30

O tribunal coletivo que realizou o julgamento em 1982

Mesa redonda com o juiz conselheiro, Políbio Flor; juiz conselheiro, Santos Cabral; juiz de direito, Joaquim Soares Rebelo (jubilados)

Moderação por juízes dos juízos central criminal de Santarém e local criminal de Ourém

11h15

Pausa para café

11h30

O direito à vida como direito não absoluto

André Lamas Leite, professor Faculdade de Direito da Universidade do Porto

Do processo de querela ao atual processo penal – uma evolução positiva?

Paulo Saragoça da Matta, advogado

Moderação por juízes do juízo central criminal de Santarém

12h45

Debate

13h00

Encerramento

Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro

Vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura, juiz conselheiro, José Sousa Lameira

13h30

Almoço livre

15h00

Inauguração da exposição “40 anos do processo-crime do atentado de 12 de maio de 1982 contra o Papa João Paulo II” no Castelo de Ourém

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados