Assinar


Sociedade

Distrito de Leiria sob aviso amarelo devido a previsão de chuva forte

Previsão meteorológica prevê que as atuais condições se mantenham até às 18 horas de domingo.

O distrito de Leiria é um dos 17 que está sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O alerta para o risco vigora entre as 9 horas de hoje e as 18 horas de domingo, 23 de outubro para a maioria destes distritos.

Além de Leiria, o aviso abrange Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga devido à precipitação e também, a partir da tarde deste sábado, por previsto de intensa agitação marítima.

As condições do mar colocam sob aviso laranja – para risco moderado- os distritos de Coimbra, Porto, Aveiro, Braça e Viana do Castelo até às 9 horas de domingo, informa o IPMA.

Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na sexta-feira a população para “situações meteorológicas adversas” nos próximos dias, com aguaceiros fortes, que poderão provocar cheias, vento moderado a forte e agitação marítima.

A Proteção Civil alerta ainda que, face à situação prevista, poderão ocorrer “inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento”.

Poderão ocorrer “cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”, bem como deslizamentos e derrocadas devido à infiltração da água”, “potenciadas pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais ou por artificialização do solo”.

Para toda a costa nacional, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertam a comunidade marítima e a população em geral para vários cuidados a ter na preparação de uma ida para o mar e na aproximação ao mar ou a zonas costeiras.

Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima (de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias) para evitar ser surpreendido por uma onda e não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, são recomendações destacadas pela AMN e pela Marinha.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados