Assinar
Cultura

Gonçalo M. Tavares dançado no Teatro José Lúcio da Silva no arranque da programação de outubro

Dança contemporânea, mas também música, teatro, marionetas, ballet, uma ópera infantil e a estreia de conversas ao fim da tarde marcam a programação do teatro de Leiria para este mês, que fecha com “Drácula” no Castelo.

A partir de texto original escrito por Gonçalo M. Tavares, Victor Hugo Pontes criou uma coreografia para três bailarinos. “Os três irmãos” é o resultado desse exercício levado a palco com música de Joana Gama e Luís Fernandes, num espetáculo que o Teatro José Lúcio da Silva (TJLS) apresenta esta terça-feira, dia 4 de outubro (21h30, 7,5 euros), um ponto alto da programação preparada para este mês.

Abelard, Adler e Hadrian são irmãos que procuram o rasto dos pais. Marcam no palco, a giz, a sua ausência, onde se lavam, comem juntos à mesa, carregam os corpos uns dos outros em sacrifício ritualizado, carregam-se aos ombros, vivem em fuga, praticam o jogo perigoso do encontro com o passado, avança a sinopse do espetáculo de dança contemporânea.

Na primeira quarta-feira de outubro, o teatro de Leiria recebe o primeiro momento do Ciclo Mendelssohn, em que a Orquestra Filarmonia das Beiras promete apresentar um programa integram das sinfonias e concertos do compositor até 2026.

Neste primeiro concerto, no dia 5 de outubro (21h30, 5 euros), a acompanhar a orquestra estará o pianista Bernardo Santos. O programa contempla a abertura “A Bela Melusina”, Op. 32, concerto para piano nº2 e Orquestra em Ré menos, Op. 40, e Sinfonia nº3 em Lá menor, Op.66, “Escocesa”.

Pelo Teatro Miguel Franco (TMF), no mesmo dia 5 de outubro (17h, 7,5 euros) comemoram-se os dez anos de Índios da Meia Praia.

Na quinta-feira, 6 de outubro, há stand up comedy com Guilherme Duarte no TJLS, já com lotação esgotada.

A 27ª edição do festival Acaso continua a mostrar propostas bem originais durante outubro e, também na quinta-feira, traz a Leiria a performance de danças urbanas “Conectamos o mundo”, que acontece não no TJLS nem no TMF, mas no Mercado de Santana. Várias vezes premiado, o espetáculo francês mistura humor, acrobacia, breakdance e interação com o público. Para descobrir no dia 6 (21h30, entrada livre, todos os públicos).

Também no âmbito do Acaso e também no Mercado de Santana apresenta-se no dia 7 (14 horas, todos os públicos), “O mundo das marionetas de Teodor Borisov”, numa parceria com a S.A. Marionetas.

“A melhor obra da história” é o que o Spasmo Teatro promete apresentar a Leiria no dia 8 (21h30, 5 euros, M6) no TMF, uma proposta também selecionada pelo festival Acaso. Sem palavras e com o humor como ferramenta para toda a família, Spasmo mostra algumas das obras de arte mais relevantes da história, seus autores, dados e curiosidades.

No TJLS há “A magia do ballet” no dia 9 (17h30, 10 euros, M6) pela Companhia de Ballet Clássico de Leiria, com estudantes das escolas Annarella Academia de Ballet e Dança e Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez. Destaque para as estreias em Portugal das coreografias “Inverno” e “Psámate”, da cubana Ely Regina.

Comemorando o Dia do Idoso, o TJLS abre portas a utentes de IPSS e lares do concelho para uma revista à portugusa com António Calvário no principal papel. O espetáculo é no dia 10 de outubro.

A arte de Gonçalo M. Tavares regressa ao TJLS no dia 13 de outubro (21h30, entrada livre, M6) em “Pensar por toques – Tocar de improviso”, que marca encontro entre o escritor e o pianista e compositor Mário Laginha.

Este concerto-conferência criado por Samuel Rama, do Politécnico de Leiria, suscita o diálogo criativo entre escritor e músico, fazendo nascer palavras da música e música que se articula com palavras.

De regresso ao teatro e ao Acaso, no TMF há “O Banquete” do Teatro Amador de Pombal e da companhia Radar 360º no dia 14 de outubro (21h30, 5 euros, M6). Trata-se de uma obra teatral com “narrativa não linear, cheia de quimeras e outras fantasias” que é “recheada de humor subtil, de ironia e momentos absurdos, revelando e ocultando a força e a fragilidade humana”.

Também no dia 14 de outubro, no TJLS é apresentado um espetáculo de dança da Companhia Staccato, de Cláudia Cardoso.

“Viemos todos do outro lado”, uma peça emblemática de “O Nariz”, com texto de Luís Mourão, agora reencenada com novo elenco (Nuno Crespo e Pedro J. Ribeiro), estreia no TMF no dia 15 de outubro (21h30, 5 euros, M12) em mais uma data integrada no festival Acaso.

A meio do mês também, o TJLS recebe mais um concerto solidário “Páginas de Música”, com a tuna universitária do IST, Orquestra do Atlântico, o tenor Bruno Almeida e direção de José Ferreira Lobo. O espetáculo é no dia 15 (21h30, 18 e 25 euros, M6).

A criatividade também tem lugar na programação deste mês dos teatros de Leiria: a 16 de outubro é apresentado no TMF um instrumento musical virtual criado por uma empresa de engenharia de som de Leiria.

Nesse mesmo dia (16 de outubro, 16 horas, entrada livre), no TJLS, a Filarmónica de São Tiago dos Marrazes faz o concerto do seu 142º aniversário, com o maestro convidado Lucas Araújo e a participação do coro Adesba Chorus.

A 21 de outubro (21h30, 5 euros, M6), Marco Santos apresenta no TMF o disco “Evocations”, gravada pelo músico com piano voz e eletrónica durante a a pandemia, com colaboração à distância de cerca de 25 artistas. Em palco, o projeto será apresentado por um trio.

O novo jazz português também se ouve em outubro em Leiria, com a apresentação de “Pipe tree”, do Diogo Alexandre Bock Ensemble, liderado pelo percussionista e compositor natural dos Marrazes. O concerto é no TMF, no dia 23 de outubro (19 horas, 7,5 euros, M6).

Nos dias 23 (16 horas, 5 euros, M6) e 24 (10h30 e 14h30, 5 euros) há “O Anel do Unicórnio – Uma ópera em miniatura” no TJLS. A ópera infantil será apresentada em três sessões para público escolar e também para famílias, assinalando o Dia Mundial da Ópera, que se festeja a 25 de outubro.

O espetáculo é uma criação do Teatro do Eléctrico comm libretto da leiriense Ana Lázaro, música de Martim Sousa Tavares e encenação de Ricardo Neves-Neves. O programa integra ainda um workshop sobre ópera com a atriz Rita Carolina Silva.

Para 25 de outubro está agendada a estreia de “Fins de tarde no teatro”, uma organização do REGIÃO DE LEIRIA onde a cultura irá ao encontro de outras áreas do conhecimento e atividade. A primeira sessão terá como convidados o antigo ministro da Economia, Carlos Tavares, e a antropóloga e investigadora cultura, Ana Saraiva, que foi chefe de divisão das câmaras de Leiria e Ourém.

A conversa acontece a partir das 18 horas, com entrada livre no Teatro José Lúcio da Silva, moderada pela diretora-adjunta do REGIÃO DE LEIRIA, Patrícia Duarte, com participação especial do Orfeão de Leiria. As entradas implica reserva pelo e-mail marketing@regiaodeleiria.pt.

Nos últimos dias de outubro, destaque para a estreia no TMF de “Os Mamaias – Perdi-te em Moka Ville”, a mais recente produção cinematográfica do coletivo Fulo HD, que também integra a progração do festival Acaso. O filme é exibido no dia 27 (21h30, 5 euros, M16).

Outubro marca ainda o início de três espetáculos da Vortice Dance Company em Leiria, a começar por “Jouska”, no TJLS, no dia 28 (21h30, 7,5 euros, M6), um espetáculo sobre desprendimento, comunicação e catarse.

De Idanha-a-Nova até Leiria chega “Magalhães e Elcano”, uma peça do Ajidanha integrada no Acaso, que sobre ao palco do TMF no dia 29 (21h30, 5 euros, M12) explorando novos caminhos dramatúrgicos.

Também pelo TMF haverá nova representação de “Lavado a seco”, o projeto da SAMP que envolve profissionais de saúde, agendado para dia 30, às 16h30.

A fechar o mês, o TJLS leva ao Castelo de Leiria “Drácula”, outra produção da Vortice Dance Company, que apresentará várias cenas deambulando pelos trilhos, Igreja da Pena ou Salão Nobre. O espetáculo de dança contemporânea serve para festejar o Halloween, no dia 31 (21h30, 3,5 euros, M6).

Para novembro fica reservado “Bradley”, produção da companhia de Cláudia Martins e Rafael Carriço, inspirada na obra do pintor Bradley Theodore.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados