Assinar


Cultura Exclusivo

“Quando as luzes se apagam” abrem-se novos horizontes para a arte e para o mundo

Uma turma da Escola José Saraiva, de Leiria criou de raiz uma exposição de arte contemporânea. Da aventura nasceu “Quando as luzes se apagam”, que pode ser vista até 21 de março no Teatro José Lúcio da Silva.

"Espelho" (2005), instalação de Miguel Palma, é um dos destaques da exposição "Quando as luzes se apagam"

Nestes últimos meses, as aulas de Educação Visual do 9ºG da Escola Básica José Saraiva, em Leiria, foram diferentes do habitual. A partir de outubro os desenhos ficaram de lado e os alunos da professora Paula Marques lançaram mãos à obra numa missão especial: construir de raiz uma exposição de arte contemporânea.

No percurso, estes alunos do ensino articulado (com o Orfeão de Leiria) descobriram o que fazem curadores, designers, comunicadores e produtores e, divididos por grupos, assumiram essas tarefas: no Centro de Artes Oliva, em São João da Madeira, mergulharam na coleção Norlinda e José Lima e escolheram 30 obras das quais selecionaram 11. Depois, refletiram, criaram um conceito, escreveram textos, definiram o título, envolveram-se nas burocracias – como transportes e seguros obrigatórios -, escolheram onde colocar as obras e prepararam a comunicação e inauguração.

Na semana passada chegou o grande dia. Na visita guiada, os alunos aperaltaram-se, venceram o nervosismo, encheram-se de coragem e apresentaram cada trabalho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados