Assinar


Cultura

5ª Punkada abrem festival Clap Your Hands em Leiria

Do programa do concerto faz parte a apresentação de um novo single, que antecipa o disco a lançar em março deste ano.

Os 5.ª Punkada voltam a tocar no Teatro José Lúcio da Silva na companhia de Débora Umbelino (Surma), Rui Gaspar (First Breath After Coma) e Vítor Torpedo (The Parkinsons, Tédio Boys) Foto: Facebook 5.ª Punkada

Um espetáculo que celebra os 30 anos da banda 5ª Punkada abre no sábado, 13 de janeiro, o festival Clap Your Hands, que decorre em Leiria até março com outras três noites e seis concertos de novos valores da música nacional.

Promovido em conjunto pela associação Fade In e pela produtora Omnichord, Clap Your Hands “celebra a música nacional das mais variadas geografias estéticas”, avança a organização.

No arranque do festival, sobe ao palco do Teatro José Lúcio da Silva a banda 5ª Punkada, fundada e mantida por utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra há 30 anos.

O espetáculo em Leiria é mais um integrado na celebração de três décadas de música dos 5ª Punkada, projeto que, segundo a Fade In, “tem provado que não há limites para a concretização de sonhos”.

Do programa do concerto faz parte a apresentação de um novo ‘single’, que antecipa o disco a lançar em março deste ano, e o documentário “Com amor, medo” sobre a banda que, em 2023, esteve pela primeira vez numa digressão europeia, além de ter sido convidada pelos Coldplay para a abertura de um dos espetáculos no Estádio Cidade de Coimbra.

Em Leiria, são convidados do quinteto os músicos Débora Umbelino (Surma), Vítor Torpedo (The Parkinsons, Tédio Boys) e Rui Gaspar (First Breath After Coma).

O festival Clap Your Hands prossegue depois no dia 2 de fevereiro com dois concertos no Teatro Miguel Franco: a estreia ao vivo do projeto Sangue Suor, dos três bateristas Susie Filipe, Rui Rodrigues e Ricardo Martins, e também dos Terrible Mistake, novo grupo que junta músicos de Leiria “na exploração de novos caminhos para o formato de canção”, avança a Fade In.

A 8 de março atua no Clap Your Hands Margarida Campelo, numa noite em que toca também um dos novos valores da região, os alcobacenses Hodgepodge. Trata-se de “um fervilhante e inventivo power trio de rock in your face, onde emergem labaredas stone, psych, hard e groove, que não vão deixar
ninguém indiferente”, promete a organização.

A fechar o festival, no dia 28 de março, estreia-se a nova proposta de Alexandra Saldanha e Nuno Duarte, dos Unsafe Space Garden. Segundo a Fade In, Santa Lúcida destaca-se pelo “arrojo estético” na “exploração vocal e semântica da língua portuguesa”.

A primeira parte da última noite está a cargo de Leonardo Pinto, criativo de 15 anos que deu nas vistas na primeira sessão de Omnilab, projeto de residência de cocriação para novos talentos da região, e que também faz a estreia ao vivo no Clap Your Hands.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados