Assinar
Sociedade

Leiria, Pombal e Ourém festejam Dia Nacional dos Castelos

Propostas para visitar e celebrar o património histórico da região nesta sexta-feira, 7 de outubro.

Torre Buçaqueira do Castelo de Leiria

O Dia Nacional dos Castelos assinala-se esta sexta-feira, dia 7 de outubro, e para o festejar três castelos da região abrem portas gratuitamente aos visitantes.

Em Leiria, Ourém e Pombal assinala-se a efeméride instituída em 1984, para promover castelos, fortes e outras fortificações nacionais, recordando o papel desempenhado na história.

No Castelo de Leiria, é possível visitar os diversos espaços do monumento entre as 9h30 e 16h30.

Em Pombal, propõe-se uma vista de exploração, no âmbito ro projeto “Conhecer Pombal”: a iniciativa é preferencialmente orientada para público escolar, que é convidado a conhecer características do castelo a partir das maquetes em exposição no Museu de Arte Popular Portuguesa (reservas: 236 210 564).

Por Ourém há visitas guiadas gratuitas ao Castelo e Paço dos Condes às 10h30, 11h45, 14h30 e 16h e ainda a atividade “O caminho dos mistérios”, às 10h30, baseada nas leituras geológicas, poéticas e sensíveis sobre alguns “mistérios” do concelho de Ourém e do mundo (para maiores de 8 anos). Inscrições obrigatórias pelos contactos 919 585 003, 249 540 900 e museu@cm.ourem.pt.

Entretanto, para o Castelo de Pombal está anunciada uma recriação histórica para os dias 15 e 16 de outubro, “Dias Templários”.

E para Leiria, também de 15 a 16 de outubro, acontece mais um capítulo do projeto Ágora. No primeiro dia há conversa com os responsáveis da editora Barca do Inferno e concertos do Quarteto de Saxofones e Corpo de Percussão da AFCL e All Them Lucky. No domingo haverá teatro infantojuvenil “Com 3 Novelos” e concerto também para o público mais novo “Mais alto”. Durante os dois dias será possível ver a instalação “ZAMBRA:SHAM visual album”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados