Assinar


Saúde

Rotary Club da Marinha Grande lança projeto de apoio à pessoa com demência

Esta é uma resposta integrada para a prevenção e atraso na evolução da demência

O Rotary Club da Marinha Grande apresentou hoje um projeto que tem o objetivo de capacitar e dar respostas integradas a cuidadores e técnicos no apoio à pessoa com demência.

O tesoureiro do Rotary Club da Marinha Grande, Luís Pinto, explicou à agência Lusa que esta é uma resposta integrada para a prevenção e atraso na evolução da demência, o que permitirá dar ferramentas aos cuidadores, familiares e técnicos de pessoas com demência nos concelhos da Marinha Grande, Alcobaça e Leiria.

“O projeto surge da constatação de que os cuidados que são dados às pessoas com demência são insuficientes e o drama que existe nos cuidadores e familiares dos doentes de Alzheimer. Está provado que um doente de Alzheimer necessita de cinco horas por dia de atenção permanente e não há familiar ou cuidador que não entre em ‘burnout’ numa situação destas”, referiu.

Luís Pinto acrescentou que, em muitos lares ou centros de dia, os idosos “estão sentados a olhar para o vazio, num processo de degeneração cognitiva, por falta de atividades mental e física, entre outros cuidados”.

“Pretende-se que a intervenção contribua para retardar e até prevenir a demência. Sabe-se que se as pessoas forem estimuladas em termos mentais e de atividade física podem não chegar à demência ou retardar a sua evolução”, disse.

O projeto, que não tem caráter “assistencialista e caritativo”, pretende intervir de forma “estrutural”, criando “condições na comunidade e nas respostas sociais (lares e centros de dia)”, disponibilizando “conhecimento e capacitação nas instituições, de modo a prestarem um melhor serviço”.

Neste sentido, serão criadas ações de formação certificadas e um fórum de partilha de troca de experiências, “no sentido de melhorar a capacitação dos técnicos e de lhes propor novas estratégias de abordagem para estimulação cognitiva, atividade física e até hábitos alimentares”.

Os técnicos que receberem formação certificada “irão depois transportar esse conhecimento para as instituições”, onde será feita a intervenção, revelou Luís Pinto.

Além da formação, serão adquiridos alguns equipamentos de estímulo cognitivo para serem aplicados junto dos utentes.

O dirigente do Rotary Club da Marinha Grande informou ainda que serão apoiadas “iniciativas da sociedade civil que estejam a intervir em seniores ativos, como o projeto ‘Vida Plena’, da Universidade Sénior da Marinha Grande”, um dos parceiros do projeto.

O fórum de partilha será também extensível aos familiares e cuidadores e a Associação Alzheimer Portugal, outra das entidades envolvidas no projeto, irá levar a iniciativa ‘Café Memória’ para a Marinha Grande.

Luís Pinto apelou à participação de voluntários nesta causa. “Vamos criar uma bolsa de voluntários, que terão formação básica para acompanhar os técnicos da equipa aos lares e centros de dia”.

“O objetivo é no final do projeto existir um conjunto alargado de técnicos mais bem capacitados, voluntários mobilizados e sensibilizados para esta questão, com uma difusão elevada na comunidade, de forma que as pessoas com demência não sejam ostracizadas como acontece”, reforçou.

Tendo, para já, como outras entidades parceiras, as Santas Casas da Misericórdia da Marinha Grande e de Leiria, a Adeser II e a Unidade de Cuidados na Comunidade da Marinha Grande, as instituições vão disponibilizar técnicos, “que darão horas ao projeto”.

O maior financiamento do projeto é assumido pelo movimento rotário, não só da Marinha Grande e de Leiria, como também do conjunto dos clubes rotários no norte de Portugal, da Rotary Foundation Internacional e conta com o apoio dos rotary de Minas Gerais, no Brasil, e da Índia.

“Este é um projeto para um ano, mas sabemos que é pouco tempo para consolidar. Estamos já a preparar um projeto de continuidade, que irá integrar a terapia ‘snoozelen’”, revelou.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.