Assinar
Cultura

Roteiro Literário em Leiria desvenda vida e obra de Afonso Lopes Vieira

A orientação do roteiro, com uma duração entre uma hora e meia e duas horas, é da responsabilidade do ator e escritor Fernando José Rodrigues, na companhia do ator João Miguel Belga Carvalho

O 5º Roteiro Literário da edição deste ano é dedicado a Afonso Lopes Vieira e está marcado para sábado, dia 15, com início na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria.

Os participantes têm a oportunidade de conhecer “alguns aspetos da obra, da vida e de lugares que nos remetem para este leiriense de renome nacional”.

A concentração dos participantes é às 10h30 minutos.

A orientação do roteiro, com uma duração entre uma hora e meia e duas horas, é da responsabilidade do ator e escritor Fernando José Rodrigues, na companhia do ator João Miguel Belga Carvalho, que conduzirão os participantes em mais uma viagem literária.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

“Afonso Lopes Vieira nasceu em 26 de janeiro de 1878, em Leiria e faleceu em 25 de janeiro de 1946, em Lisboa. A sua infância foi vivida em Leiria, e já em idade escolar foi viver para Lisboa. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi relator da Câmara dos Deputados.

Com a publicação do livro Para Quê? (1897) faz a sua estreia poética, iniciando um período de intensa atividade literária — Ar Livre (1906), O Pão e as Rosas (1908), Canções do Vento e do Sol (1911), Poesias sobre as Cenas Infantis de Shumann (1915), Ilhas de Bruma (1917), País Lilás, Desterro Azul (1922), Versos de Afonso Lopes Vieira (1927), e Onde a terra se acaba e o mar começa (1940). Dedicou-se também à literatura infantil, de que são exemplos mais marcantes “Animais nossos amigos”, “Bartolomeu Marinheiro” e “Canto Infantil”.

O poeta e escritor é um exemplo de promoção dos valores artísticos e culturais nacionais. Afonso Lopes Vieira demarcou-se da ditadura ao escrever o texto Éclogas de Agora (1935), uma edição de autor que distribuiu aos amigos próximos” (Fonte: CML).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados