Assinar
Música

Seis bandas internacionais atuam hoje em Leiria no festival Monitor

Stereogun recebe este sábado, 22 de outubro, a quinta edição de um dos festivais organizados pela Fade In, um evento especializado nos géneros minimal wave e post-punk.

De Brooklyn, Nova Iorque, chegam os Bootblacks para a 5ª edição do festival Monitor Drew Reynolds/Fade In

Dois anos depois, está de volta o festival da Fade In dedicado à música minimal wave e post-punk. Monitor regressa este sábado, 22 de outubro, para uma quinta edição que leva à Stereogun seis nomes da música internacional, cinco deles em estreia absoluta em Portugal – e que viajam para o nosso país para atuações exclusivas em Leiria.

Tudo começa mais logo, ao fim da tarde, a partir das 18 horas, com concerto dos franceses Bracco, que trazem um programa post-punk e electropunk. O palco é depois ocupado pelos suíços Thymian, executores de post-punk e dark-pop. O festival encerra a primeira parte por volta das 21 horas, quando acabar a atuação dos suecos Isolated Youth, que servem a Leiria um dose de post-punk e de pop niilista.

Por este é um festival “propício ao convívio”, há depois uma pausa para jantar. Monitor assume-se como um “encontro anual de amantes deste género de música”, explica Carlos Matos da Fade In, e o convívio acontece não só na sala de espetáculos mas também à mesa.

Após o jantar, o festival regressa com synthwave e techno dos NNHMN, da Alemanha. A noite prossegue com o post-punk e new-wave dos norte-americanos Bootblacks, encerrando com a minimal wave e techno dos alemães Rue Oberkampf.

Todas as informações e amostras da música destes grupos estão disponíveis aqui.

O festival dedica-se a dois dos géneros que a Fade In há décadas se dedica a cultivar e divulgar, nomeadamente através do festival Extramulhas ou do Fade In Festival, o minimal wave e o post-punk. Mas aqui “numa vertente mais clubbing e intimista”, explica Carlos Matos.

“Sendo um evento que decorre numa sala como a [discoteca] Stereogun, com excelentes condições de som, luz e vídeo, acaba também por se tornar numa experiência multimédia. A toada dançável da maioria das bandas em cartaz dá ao festival uma vincada componente electrónica e techno(lógica)”, sublinha o presidente da Fade In. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.