Assinar
Música

Extramuralhas 2023 despede-se com oito concertos em Leiria este sábado

Dos gritos anarco-punks dos Girls in Synthesis à performance sempre marcante dos Das Ich, há muito para ver no último dia festival gótico, que hoje, 26 de agosto, abre com os portugueses Iamtheshadow e encerra com um dj set que chega da Suécia.

Os alemães Das Ich tocam na noite deste sábado, 26 de agosto, no palco do Jardim Luís de Camões, num dos concertos com entrada livre FOTO: DAS ICH

O terceiro e último dia do Extramuralhas chega com nova generosa generosa de música. Neste sábado, 26 de agosto, há mais oito concertos no festival gótico organizado pela associação Fade In, quatro deles com entrada livre.

O “cardápio” preparado pela Fade In abre às 17 horas com os portugueses Iamtheshadow. O trio, com grande projeção internacional, mostra a Leiria a sua música, descrita simultaneamente como “obscura e fria” e “atraente e acolhedora”, o que para a organização é “um paradoxo estético apenas ao alcance dos bem-aventurados”.

O mesmo palco do Jardim Luís de Camões fica depois por conta dos londrinos Girl in Synthesis, que trazem “uma impactante parede de ruído” de onde “irrompem gritos anarco-punks com acentuado sotaque britânico”. Segundo a sinopse do Extramuralhas, esta não é música nem “para meninos de coro” nem para “incautos ‘duros de ouvido'”.

As atenções viram-se depois para o Teatro José Lúcio da Silva, onde há concerto duplo: primeiro com neerlandeses Gggooldd, sexteto que pratica rock vanguardista com laivos de eletrónica, capaz de “tornar a transcendência, a beleza e a vulnerabilidade humana em obras de arte”; depois, lugar aos finlandeses Grave Pleasures, que se autodesignam como banda de post-punk apolíptico, que se destacam pela poética das letras.

De regresso ao Jardim Luís de Camões para mais dois concertos com entrada livre, às 23h30 há Walt Disco, descritos pelo “New Musical Express” como um quinteto teatral, frenético, que transborda glamour e um certo queerismo. Foram escolhidos pelos Duran Duran e Primal Scream para abrir os seus concertos.

Já depois da meia noite, os concertos no jardim terminam com o regresso a Leiria dos Das Ich. Os alemães tocaram no Fade In Festival em 2004 e regressam agora para o Extramuralhas. São considerados os pais da música gótica-industrial e os seus concertos ficaram famosos pela componente performativa.

O Extramuralhas 2023 despede-se com mais dois espetáculos na Stereogun, onde primeiro há techno-industrial com os dinamarqueses Leæther Strip e depois o sueco Eskil Simonsson, vocalista dos Covenant, encerra o festival com um dj set.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.