Assinar
Música

Leiria volta a ouvir as mais desalinhadas linguagens sonoras nacionais

Até novembro há mais dez propostas vanguardistas para ouvir em Leiria, em nova edição do Ciclo de Música Exploratória Portuguesa, organizada pela Fade In.

O saxofone de Ravenna Escaleira vai marcar o final de tarde de sábado, dia 4, na Igreja da Pena, no Castelo de Leiria

Nasceu no Porto, viveu no Brasil, Espanha, Itália e agora, de volta a Portugal, fixou-se em Lisboa. Esse “caldo” cultural emerge da criação de Ravenna Escaleira (na foto), a quem cabe iniciar a quarta edição do Ciclo de Música Exploratória Portuguesa (CMEP), promovido pela associação Fade In. Este sábado, 4 de maio (19h, 5 euros), certamente que ninguém ficará indiferente à poderosa perfomance acústica que Ravenna Escaleira fará ressoar na Igreja da Pena, no Castelo de Leiria.

Mas este é apenas o início de mais uma aventura que, pelo quarto ano, a Fade In traz a Leiria: a descoberta de músicas “frescas pela singularidade, disruptivas pelas regras que quebram, vanguardistas pelos caminhos que trilham”, descreve Carlos Matos, programador do CMEP.

Nesta edição há nomes firmados, como Nuno Rebelo, Folclore Impressionista, Hidden Horse, Ondness, Voltaic Trio ou mesmo os Solar Corona, em versão Elektrische Maschine.

Mas também se dá palco a novos valores na arte de levar mais longe os limites da criação, casos da própria Ravenna Escaleira, de Inês Condeço & Pedro PMDS, Nzungu & Katerina L’Dokovan ou Ben Yosei.

“Todos eles com linguagens estéticas diferentes entre si e rigorosamente a não perder ao vivo!”, garante Carlos Matos.

Até novembro, a Fade In promete “continuar a surpreender a imensa minoria que tem assistido, com uma fidelidade impressionante, a estes concertos ao longo dos anos”, dando palco “às mais desalinhadas linguagens sonoras nacionais”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.