Assinar


Ambiente

Águas do Centro Litoral garante cumprimento de normas na ETAR do Coimbrão

O efluente tratado nesta ETAR tem “características específicas por via dos lixiviados de aterro da Valorlis e Resilei que recebe para tratamento, apresentando, sempre, uma coloração acastanhada, em total cumprimento da licença de descarga emitida”, indica empresa.

Joaquim Dâmaso

A Águas do Centro Litoral avançou à agência Lusa que a Estação de Tratamento de Águas Residuais do Coimbrão, em Leiria, “cumpre todos os parâmetros” e já investiu cerca de 1,8 milhões de euros este ano nos seis municípios da região.

“A ETAR do Coimbrão cumpre todos os parâmetros que constam da licença de utilização de recursos hídricos, emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Salientamos, ainda, que até outubro deste ano, a Águas do Centro Litoral [AdCL] já investiu nos seis municípios da Região de Leiria (Ansião, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós e Ourém) cerca de 1,8 milhões de euros”, referiu fonte da Águas do Centro Litoral, em resposta às críticas dos autarcas da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

Desde o início da sua atividade, até final de 2021, “foram realizados investimentos (não inclui os investimentos na remodelação e resiliência executados pela manutenção) neste território na ordem dos 180 milhões de euros, sendo previsto realizar até ao final do ano e até 2027 mais 23 milhões de euros”, anunciou ainda a empresa que gere a infraestrutura, numa resposta escrita à Lusa.

Segundo a AdCL, o efluente tratado nesta ETAR tem “características específicas por via dos lixiviados de aterro da Valorlis e Resilei que recebe para tratamento, apresentando, sempre, uma coloração acastanhada, não obstante, o mesmo é rejeitado no meio recetor em total cumprimento da licença de descarga emitida pela APA”.

Todos os desafios que se colocam à ETAR do Coimbrão foram apresentados pela AdCL aos autarcas presentes na reunião da CIM da Região de Leiria, da passada terça-feira, salientou ainda, indicando que foram detalhadas as condições para a receção e tratamento de mais efluentes suinícolas brutos, assim como os impactos na ETAR que decorrem das características dos efluentes provenientes dos lixiviados de aterro.

“Discutiram-se as soluções e eventuais custos financeiros para acomodar um pré-tratamento a estes efluentes, tendo em vista otimizar as condições de devolução ao meio hídrico (rio Lis) dos efluentes tratados na ETAR. Conforme transmitido aos presentes na reunião, a AdCL tem vindo a fazer sistemáticos investimentos para aumentar a resiliência das operações na ETAR do Coimbrão”, frisou a AdCL.

A empresa informou ainda que foram dados a conhecer “os investimentos verdes previstos para a ETAR e que contemplam investimentos na produção e eficiência energética, nomeadamente solar e hídrica, para além de um centro de compostagem de lamas, as quais resultam dos processos de tratamento”.

Durante este ano, afirmou a AdCL, foram efetuadas diversas intervenções de “melhoria das condições de funcionamento desta instalação, quer na fase de líquida, quer na fase sólida e de produção da biogás”.

Encontra-se em curso a remodelação da obra de entrada e do parque de lamas da ETAR, investimento no valor de dois milhões de euros e em fase de preparação, revelou a empresa, ao acrescentar que está também a decorrer a “empreitada de remodelação da fase sólida da ETAR, investimento que ascende os cerca de 1,2 milhões de euros”.

A AdCL adiantou que foi partilhado na reunião com os autarcas, os investimentos na captação e tratamento de água para o abastecimento a Leiria, “através de um novo furo de captação de água para consumo humano, por forma a reforçar a capacidade de fornecimento em caso de necessidade, bem como na evolução das condições de operação no tratamento de água”.

“Os investimentos em execução, que ascendem os cerca de 4,1 milhões de euros, permitem assegurar com tranquilidade e eficiência o futuro do abastecimento de águas às populações. Relativamente ao abastecimento de água a Ansião, a AdCL apresentou as ações em curso que permitirão encontrar complementaridade às captações da Ribeira de Alge, evitando assim, as limitações verificadas no verão de 2022, muito em função da seca hidrológica”.

Também se encontra em execução a “remodelação da ETA da Ribeira de Alge, cujo objetivo é dotar a infraestrutura de melhores condições de funcionamento, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros”.

“A AdCL trabalha diariamente em prol de um ambiente melhor, sendo esta ETAR a única infraestrutura do país a receber e tratar corretamente efluentes domésticos, suinícolas e lixiviado de aterro, sendo parte da solução, há 14 anos, para a melhoria da qualidade ambiental, nomeadamente do rio Lis”, rematou.

Os autarcas da CIMRL estão preocupados com a falta de investimento na Estação de Tratamento de Águas Residuais do Coimbrão e advertem para a sua sobrelotação, disse à agência Lusa o presidente daquela estrutura.

O presidente da CIMRL, Gonçalo Lopes, referiu, na terça-feira, que a “ETAR, que já está em sobrecarga, no futuro irá entrar em rutura, com graves problemas para o ambiente”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.