Assinar
Leiria

Alunos-atletas de alto rendimento de Leiria têm 100% de aproveitamento escolar

Escola Secundária Afonso Lopes Vieira tem 38 alunos-atletas integrados na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, criada em 2019/2020.

A funcionar como Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) desde 2019/2020, a Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), em Leiria, conta atualmente com 38 alunos que dedicam parte do seu dia a uma modalidade desportiva em alto rendimento.

No último ano letivo, em 2021-2022, a UAARE deste estabelecimento de ensino teve um aproveitamento de 100% ao garantir que todos os alunos conseguissem transitar ou progredir de ano de escolaridade, com uma média de resultados de 4,7 valores (em 5) no ensino básico, e 17,6 valores (em 20) no ensino secundário.

Os dados são divulgados, em comunicado, pelo Município de Leiria, entidade parceira desta UAARE, e revelam ainda que os alunos-atletas registaram 87% de classificações positivas a disciplinas curriculares, em comparação à média nacional UAARE de 79%.

“Os resultados obtidos confirmam a UAARE como uma medida eficaz na promoção do sucesso escolar, revestindo-se de grande importância para todos os jovens atletas de Leiria que valorizam o desporto e o percurso académico. A sua forte integração na comunidade, que resulta da articulação entre os agrupamentos de escola, as federações desportivas, as academias de dança e os encarregados de educação, permitiu conciliar, com sucesso, o desempenho escolar e a prática desportiva/artística de alunos-atletas do ensino secundário, devendo, por isso, ser reconhecida como uma boa prática em educação”, indica a nota do Município de Leiria.

Em Portugal existem 23 estabelecimentos de ensino com UAARE, que têm por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais.

Na ESALV há alunos atletas com atividades ligadas ao ballet, andebol, judo e ju-jitsu, natação e ténis.

Carlos Palheira, vereador do desporto, e Anabela Graça, vereadora da Educação e Cultura, destacam a importância “que a UAARE apresenta como uma resposta de alta performance na promoção do sucesso escolar de qualidade, no reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido e dos resultados obtidos no ano letivo anterior”.

A UAARE da ESALV acompanha atletas que desenvolvem atividade desportista ou artística no Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, Associação Desportiva Bairro dos Anjos, Atlético Clube da Sismaria, Clube de Judo Dragão, Racket Sports Club Leiria e Clube Náutico de Leiria.

Notícia atualizada quarta-feira, 30 de novembro, com correção da data de entrada em funcionamento da UAARE e das entidades onde os jovens atletas desenvolvem atividade artística e desportiva

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.