Assinar
Sociedade

Autoridade Tributária apreende mais de 10 milhões de cigarros num contentor no distrito de Leiria

Segundo a informação apurada pela GNR e a Autoridade Tributária, o contentor vinha dos Emirados Árabes Unidos.

GNR

Mais de dez milhões de cigarros, acondicionados em caixas e prontos a serem comercializados, foram apreendidos no passado dia 21 de outubro num contentor marítimo “que se encontrava parqueado junto à via pública”, no distrito de Leiria.

O controlo do contentor, “ainda com o selo colocado pela companhia de navegação inviolado”, foi realizado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da Divisão Operacional do Sul da Direção de Serviços Antifraude Aduaneira e do Destacamento de Acção Fiscal de Lisboa da Unidade de Acção Fiscal da Guarda Nacional Republicana (UAF/GNR).

“Apurou-se que esse contentor era proveniente dos Emirados Árabes Unidos e tinha sido objeto de declaração aduaneira que mencionava que a sua carga era constituída por portas e respetivos caixilhos e soleiras”, informa a GNR e a AT em comunicado, referindo que foram apreendidos 10, 5 milhões de cigarros.

A apreensão dos cigarros, lê-se no mesmo comunicado, evitou que os mesmos “entrassem na cadeia de consumo”, o que “iria provocar uma evasão de cerca de 1,87 milhões de euros de tributos, com prejuízo de igual montante para os cofres da União Europeia e do Estado português”.

Foi instaurado o procedimento criminal e instituída uma equipa mista de investigação, constituída pela UAF/GNR e a AT. Como a investigação está em curso, o local da apreensão não pode ser divulgado, esclareceu fonte do Destacamento de Acção Fiscal de Lisboa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados