Assinar


Sociedade

Diocese de Leiria-Fátima quer receber 10 mil jovens na semana anterior à Jornada Mundial da Juventude

Em finais de julho de 2023, os jovens irão ser acolhidos em espaços como pavilhões gimnodesportivos e colégios, ou por famílias que os queriam receber.

A Diocese de Leiria-Fátima anunciou hoje, dia 17, ter a intenção de receber cerca de 10 mil jovens estrangeiros na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJLisboa2023), tendo já confirmado o acolhimento de 4.745 jovens de 31 grupos.

No período de 26 a 31 de julho de 2023, antecedendo o período oficial da JMJLisboa2023, que se realiza entre 1 e 6 de agosto, realizam-se os dias nas Dioceses, em que jovens de todo o mundo serão distribuídos por todo o território nacional, tendo oportunidade de “viver localmente uma experiência de comunhão, de partilha e de fé”.

Os jovens ficam acolhidos em equipamentos como pavilhões gimnodesportivos, colégios, associações culturais, centros paroquiais ou famílias que abrem as portas de suas casas para os receber durante aquela semana.

Segundo informação hoje disponibilizada na página da Diocese de Leiria-Fátima na Internet, “foram já 48 as paróquias da diocese que se inscreveram como Paróquia de Acolhimento, indicando que podem receber um total de 5.547 jovens”.

Quanto a famílias, foram 687 as que até agora se disponibilizaram nesta diocese para acolherem jovens em suas casas.

“Seja ao nível paroquial, em conjunto de paróquias ou vicarialmente, estas paróquias estão a organizar-se para receber os jovens, providenciando o alojamento, as refeições e um programa cultural, espiritual e missionário para os dias em que estiverem em Leiria-Fátima”, adianta a nota hoje divulgada.

As restantes 25 paróquias da diocese que ainda não se inscreveram como Paróquia de Acolhimento têm até 23 de dezembro para o fazer, de forma a permitir que o Comité Organizador Diocesano (COD) possa confirmar os pedidos feitos pelos grupos estrangeiros.

“Relativamente aos jovens estrangeiros que nos têm contactado com a vontade de participar nos Dias nas Dioceses em Leiria-Fátima, já recebemos o contacto de 106 grupos, de 43 nacionalidades diferentes, pertencentes a quatro continentes (África, América, Ásia e Europa), num total de 12.932 jovens”, acrescenta a informação.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto de 2023, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição de 2023, que será encerrada pelo Papa, esteve inicialmente prevista para este ano, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados