Assinar
Ambiente

Educação, ambiente e desenvolvimento em debate na ESECS

O 5º Congresso Internacional organizado pela Oikos e pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) de Leiria decorre entre 9 e 12 de novembro.

Educação, Ambiente e Desenvolvimento são os temas chave do 5º Congresso Internacional que a associação ambientalista Oikos e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) de Leiria promovem de 9 a 12 de novembro.

O encontro, a decorrer em modo presencial e online, inclui conferências plenárias, sessões e debates paralelos, pósteres, saídas de campo, e duas atividades pré-congresso para remoção de espécies invasoras e monitorização da qualidade do rio Lis.

A sessão de abertura acontece na quarta-feira, dia 9, às 17h30, com intervenções do presidente da Oikos, Mário Oliveira; do diretor da ESECS, Pedro Morouço; do presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes; e do representante do Conselho Diretivo da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Francisco Teixeira.

Entre as 18h15 e as 20 horas, decorrem duas conferências plenárias: “A vida no centro para que nada fique como está – uma crítica feminista da economia política contemporânea” por Teresa Cunha, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; e “Educação ambiental através da limpeza – estudo de caso de Moçambique” por Carlos Serra, da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique.

O segundo dia do congresso, 10 de novembro, arranca às 9 horas com mais duas conferências: “A paisagem vegetal portuguesa: origem, evolução e expetativas de conservação da vegetação e tipos de habitats naturais” por Jorge Capelo, da Universidade do Porto, e “Parques que educan: 40 años para una reflexión” por Maria Muñoz Santos, da Fundación Interuniversitaria Fernando González Bernáldez.

Entre as 11 horas e as 16h30, decorrem várias sessões paralelas sobre temas como educação ambiental, desenvolvimento e sustentabilidade, emergência climática e adaptação, ecossistemas terrestres e aquáticos.

A partir das 16h45, há intervenções de Rogério Roque Amaro, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, com a comunicação “Vale a pena ainda salvar e considerar o conceito de desenvolvimento sustentável?”, e de Daisy Flores, da JASS Mesoamérica, com o tema “Mujeres contra el despojo: luchas, movimientos y resistencias en Mesoamérica”.

Na sexta-feira, dia 11, estão previstas três saídas de campo a partir das 9 horas, e uma festa do Magusto às 19h30.

No sábado, dia 12, decorrem a partir das 9 horas as conferências plenárias “Bacia hidrográfica e educação ambiental: perspetivas e desafios”, por Maria Arlete Rosa, da Universidade Tuiuti do Paraná (Brasil); e “Horizontes da educação ambiental popular e da educação para o desenvolvimento sustentável na América Latina e Caribe”, por Vilmar A. Pereira, da Universidade Internacional Iberoamerica.

Às 17h15, José Manuel Palma-Oliveira, da Universidade de Lisboa, apresenta a comunicação “Amar até à tua morte: a contradição entre atitude e comportamento ambiental”.

Após o congresso, na segunda-feira, dia 14, haverá ainda espaço para um minicurso técnico dedicado às árvores ornamentais e espaços verdes em meio urbano, no Teatro-Cine de Pombal. Informações pelo 962 813 594.

Para participar no congresso, é necessária inscrição, através do preenchimento de um formulário em https://bit.ly/3Ds7KDw. O programa completo pode ser consultado aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.