Assinar
Cultura

Leiria ouve hoje em estreia oito obras jazz criadas a partir da poesia de Saramago

Mário Laginha, Pedro Moreira, César Cardoso ou Paulo Santo estão entre os nomes que escreveram música original para o concerto que acontece na noite desta quinta-feira, 17 de novembro, no Teatro Miguel Franco.

Momento de um dos ensaios de preparação do Septeto da Associação Jazz de Leiria Gil Álvaro de Lemos/Leiria Cidade Criativa da Música

Há jazz na poesia de José Saramago? A Leiria Cidade Criativa da Música (LCCM) quer provar que sim e contribuir para levar ainda mais longe a obra do Nobel português. Para tal lançou o desafio a compositores nacionais: criar partituras originais a partir dos seus poemas.

Hoje, quinta-feira, 17 de novembro, oito novas composições jazz são apresentadas em estreia na segunda noite do Festival Leiria Cidade Criativa da Música.

No Teatro Miguel Franco, a cantora Rita Maria e o Septeto da Associação Jazz de Leiria interpretam pela primeira vez essas composições encomendadas pela LCCM.

O programa inclui obras de três compositores da região de Leiria, Pedro Nobre, Paulo Santo e César Cardoso, que vão “ombrear com três nomes estabelecidos do panorama nacional português”, destacou o diretor da LCCM, Daniel Bernardes, na apresentação do festival:

Um deles é Bruno Santos, “durante uma década diretor artístico do Septeto de Jazz do Hot Clube”, a que se juntam “dois grandes nomes da composição e duas instituições no universo do jazz”: Pedro Moreira, maestro e compositor, vários anos diretor artístico da Orquestra Jazz do Hot Clube e fundador da licenciatura em jazz na Escola Superior de Música, em Lisboa. “Enquanto estudante, chegou a produtor de um disco do Wayne Shorter”, salientou Daniel Bernardes; e Mário Laginha, que “dispensa apresentações: é um pianista extraordinário, mas também um compositor muito versátil”.

“Foi com grande agrado que estes meus dois heróis acederam ao convite para escrever para nós”, assumiu o diretor da LCCM, também ele pianista e compositor.

Nesta noite de quinta-feira, o concerto dará também a conhecer duas músicas finalistas do concurso internacional lançado pela LCCM. O júri presidido por César Cardoso, que inclui Bruno Santos e Pedro Moreira, escolheu obras de João Capinha e Diogo Santos. No final do espetáculo, será anunciado o vencedor.

Em palco, estará Rita Maria, “uma das principais vozes do jazz português atual”, com “grande versatilidade, desde o jazz mais tradicional ao jazz contemporâneo”.

“No período pós-Maria João, afirmou-se como a principal voz do jazz português da nova geração. Foi com grande felicidade que ela teve agenda e coragem, porque não é fácil para um intérprete aceitar um projeto para o qual ainda não tem música [escrita]. Quando convidámos a Rita, como é óbvio, ainda não sabíamos o que aí vinha”, realçou Daniel Bernardes. 

Com a cantora tocará o Septeto da Associação Jazz de Leiria, orientado pelo pianista e compositor Pedro Nobre, integrando a formação Diogo Pedro (trompete), Francisco Nascimento (saxofone) – “está atualmente a estudar na Holanda e é um dos grandes saxofonistas emergentes da cena do jazz português” -, Ruben da Luz (trombone), Paulo Santo (vibrafone), Diogo Dias (contrabaixo) e João Maneta (bateria). 

O concerto no Teatro Miguel Franco começa às 21h30 e a entrada é livre.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.