Assinar
Música

Adelino Oliveira, Eduardo Cardinho, João Maneta e Tiago Ferreira levaram jazz de Leiria a “jam” mundial

De Leiria à Austrália, uma corrente de improvisação envolvendo 40 músicos de dez países assinalou o Dia Internacional do Jazz e quatro referências do jazz leiriense juntaram-se à festa.

Os quatro músicos gravaram na sede da Leiria Cidade Criativa da Música, no Centro Cívico

Da mesma forma que o ciclo da água liga rios, lagos e oceanos em todo o mundo, músicos de dez países ficaram conectados na celebração do Dia Internacional do Jazz que envolveu várias Cidades Criativas da Música Unesco, numa grande jam session online mundial.

Por Leiria participaram Adelino Oliveira (contrabaixo), Eduardo Cardinho (vibrafone), João Maneta (baterial) e Tiago Ferreira (piano), cuja performance pode ser apreciada a partir do minuto 5:40 no vídeo lançado pela Rede de Cidades Criativas da Música.

A ideia para assinalar o Dia Internacional do Jazz passou por juntar diversas improvisações a partir de um mesmo tema. “Afro-Red”, de Jaylen Ward, tendo como ponto de partida uma performance realizada nas semanas Musicales Music Fest, em Frutillar, Cidade Criativa da Música no Chile.

Várias cidades foram desafiadas a improvisarem também sobre o tema “Afro-Red”, juntando-se numa corrente que originou um vídeo de 11 minutos, com o registo de atuações de 40 músicos do Kansas (Estados Unidos da América), Hannover (Alemanha), Glasgow (Escócia), Belfast (Irlanda do Norte), Llíria (Espanha), Daegu (Coreia do Sul), Adelaide (Austrália), Londres (Canadá), além de Leiria e de Frutillar.

A par da efeméride, o projeto comporta ainda, a partir do jazz, uma mensagem sobre “a importância dos esforços locais e globais pela conservação da água, saúde dos oceanos e desenvolvimento sustentável” e é dedicado “ao povo da Ucrânia em solidariedade com as Cidades Criativas da Ucrânia, como Kharkiv, Lviv e Odessa”, frisa a Rede de Cidades Criativas da Música Unesco em comunicado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.