Assinar
Sociedade

Leiria “veste-se” de laranja pelo fim da violência contra as mulheres

Inauguração de mural junto a três escolas da cidade marcou o arranque da campanha Orange Leiria. Objetivo? Dar visibilidade à problemática, apelar à denúncia e dar a conhecer a rede de apoio.

Inauguração de mural pretende ser uma marca pela luta contra a violência doméstica Joaquim Dâmaso

A parede onde figura o mural de apelo à luta pelo fim da violência contra as mulheres, em Leiria, não foi escolhida por acaso.

Pintada num muro da rua Dr. João Soares, junto a três escolas – Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e EB D. Dinis -, a imagem, que retrata uma mulher silenciada e presa com duas mãos, pretende “deixar uma marca”, apelar à denúncia e lembrar que existe uma rede em Leiria que presta apoio às vítimas.

A inauguração do mural assinalou esta tarde o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e o arranque da campanha Orange Leiria, que resulta de uma parceria entre a associação Mulher Séc. XXI, o município de Leiria e a Sistema4, responsável pelo projeto e conceção artística da obra.

A visibilidade que a campanha confere este ano à luta contra a violência de género, em Leiria, mereceu particular destaque por parte de Susana Pereira, presidente da Mulher Séc. XXI.

“Todos os anos a Mulher Séc. XXI faz alguma coisa nesta data sempre com a Câmara e outras atividades, mas nunca nos passou pela cabeça conseguirmos fazer o que se está a fazer este ano e isso eu não posso deixar de agradecer à Sistema4 e a toda a equipa”, frisou.

“Este é um dia que necessita de toda a visibilidade que se lhe possa dar porque é preciso que [as pessoas] conheçam as respostas existentes e saibam que há gente a trabalhar e sempre disponível para ajudar todas as vítimas de violência doméstica, sejam elas mulheres, homens, crianças ou idosos”, acrescentou, alertando para o facto de o número de casos de violência doméstica estar a aumentar.

O balanço dos atendimentos efetuados pela associação Mulher Séc. XXI, sediada em Leiria, indicam o registo de 195 novos casos nos primeiros dez meses do ano, mais 30 do que em igual período do ano passado.

Segundo Susana Pereira, a situação irá agravar-se dado o aumento do custo de vida e das dificuldades financeiras das famílias, muitas vezes associadas à problemática da violência doméstica. “Quando há problemas de dinheiro normalmente a agressão e a violência aumentam”, adianta, dando ainda conta do aumento de sinalizações de crianças e jovens vítimas de violência em contexto familiar.

“É uma situação que nos preocupa muito e temos tido muito mais dependentes com as vítimas que chegam à ‘casa-abrigo'”, adianta. Entre janeiro e outubro deste ano, a Casa Acolhimento de Emergência de Leiria acolheu 69 vítimas – mais 12 do que em 2021 -, entre as quais 37 mulheres e 32 dependentes. 

“Dependentes esses que, desde julho do ano passado, com alteração de código penal se tornaram também vítimas diretas”, nota, considerando que “foi um grande passo a nível da legislação”.

Também Ana Valentim, vereadora da Câmara de Leiria com o pelouro da Ação Social, sublinhou a importância do mural, que visa não só sensibilizar a sociedade para a problemática da violência doméstica como alertar para “o trabalho que ainda é necessário fazer” neste âmbito. Destacou ainda o enquadramento geográfico escolhido para que a mensagem possa também passar junto dos jovens, sensibilizando-os para o “fenómeno complexo” que é a violência no namoro.

Quanto ao contributo da agência Sistema4 com a conceção da campanha, Pedro Oliveira, diretor geral e criativo, realçou a oportunidade de assinalar os 30 anos da empresa com o envolvimento e a dedicação da equipa a uma causa “que nos parece justa”.

Contactos e números de emergência

Associação Mulher Século XXI
Largo Rainha Santa Isabel, Nº1 r/c Dto 2410-165 Leiria
Tel. 244 821 728
Tlm. 964 854 462
Tlm. 910 908 368
email. geral@mulherseculoxxi.com
Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica
244 821 728
Linha de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica (chamada gratuita)
800 210 340

112 – Número de telefone de emergência único europeu (chamada gratuita)
144 – Linha Nacional de Emergência Social
800 202 148 – Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica (CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género)
116 006 – Linha de Apoio à Vítima (APAV – Apoio à Vítima) (chamada gratuita – Dias úteis das 8 às 22 horas)
SMS – 3060
queixaselectronicas.mai.gov.pt – Portal Queixa Eletrónica:
www.112.pt/Paginas/Home.aspx – Aplicação App MAI112, para pessoas surdas
www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca – Aplicação SMS Segurança, para pessoas surdas

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados