Assinar
Leiria

Município de Leiria requalifica Antiga Adega Cooperativa das Cortes

A intervenção contempla a transformação do espaço central da adega numa zona de convívio e lazer.

CML

A Câmara de Leiria anunciou ontem, dia 15, que vai requalificar a antiga Adega Cooperativas das Cortes, localizada junto ao rio Lis, com o objetivo de atribuir ao espaço uma “nova utilidade e potencial turístico-cultural”.

Segundo comunicado da autarquia, a intervenção inclui a transformação do espaço central da adega numa zona de convívio e lazer, a criação de áreas de contemplação do rio Lis com passadiços e um anfiteatro, bem como a melhoria dos acessos pedonais existentes.

As antigas instalações do centro de saúde, lê-se na mesma nota, serão adaptadas para acolher associações locais, escritórios e salas multiusos.

Já o espaço atual do mercado será requalificado “para receber o mercadinho semanal, uma sala polivalente, espaços para exposições e zonas de apoio às festividades na praça e à Sociedade Artística e Musical Cortesense”.

Por sua vez, o edifício onde funcionou um restaurante, será utilizado para fins de comércio, serviços, restauração e bebidas, “não devendo sofrer qualquer intervenção”.

No exterior do edifício, a Câmara tenciona criar lugares de estacionamento e requalificar o canal de rega e o antigo lavadouro.

Com estas intervenções, o município pretende incentivar a “fixação de novas atividades” e valorizar a proximidade com o rio Lis.

“Por se situar parcialmente em área de Reserva Ecológica Nacional, o executivo da Câmara Municipal aprovou esta terça-feira o pedido de declaração de interesse público municipal, que será agora remetido para a Assembleia Municipal, não estando ainda prevista a data de início dos trabalhos nem os custos do investimento na requalificação”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.