Assinar
Sociedade

Município de Peniche recupera barco construído em 1945

O investimento decorreu ao abrigo do Programa GAL Pesca Oeste/Mar 2020 e ascendeu aos 28.290,00 euros.

O barco foi construído entre julho de 1944 e março de 1945 CM Peniche

A barca de armação “Nadir” de Júdice Fialho está de cara lavada após meses de trabalhos de recuperação, num investimento da Câmara de Peniche.

Entre junho e outubro, José António Rosado Anacleto, antigo carpinteiro naval, recorreu a diversas técnicas manuais de carpintaria para recuperar a barca que é propriedade do município.

“A intervenção de recuperação fez uso das técnicas manuais de carpintaria desde a preparação do estaleiro, a limpeza da embarcação, a desmontagem e remoção de elementos degradados, o reforço e substituição de madeiras, o tratamento e a substituição de elementos metálicos, a montagem, a remoção da antiga camada de tinta, o preenchimento de fissuras, ao nivelamento e à pintura final, respeitando as cores e os desenhos originais”, explica a Câmara em comunicado.

O investimento decorreu ao abrigo do Programa GAL Pesca Oeste/Mar 2020 e ascendeu aos 28.290,00 euros, dos quais 24.046,50 euros de comparticipação comunitária e 4.243,50 euros de comparticipação nacional.

Segundo o município, a barca de armação “Nadir” foi construída entre julho de 1944 e março de 1945, no estaleiro de Joaquim Pedro, no Alto da Vela, em Peniche.

“Integrava a frota da empresa de conservas de peixe ‘Júdice Fialho’ e foi utilizada em tarefas como a trasfega do sal e o transporte de peixe, especialmente de sardinha, para terra”, acrescenta.

Para a Câmara, a história, características técnicas e dimensão do barco tornam-no “um marco importante para a preservação da identidade e na manutenção da memória marítima local e da região Oeste”.

“‘Nadir’ é um testemunho do historial piscatório e conserveiro de Peniche que, ao longo do último século, contabilizou quase uma vintena de estaleiros de construção naval a laborar, impulsionados pela crescente atividade piscatória de então”, conclui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados