Assinar
Peniche

Navio de pesca de empresa sujeita a plano de recuperação adorna no porto de Peniche

“O armador foi notificado para apresentar um plano de remoção da embarcação”, revelou a Autoridade Marítima Nacional.

Um navio de pesca do largo, sem tripulantes a bordo, virou-se na manhã desta terça-feira, dia 15, no local onde se encontrava atracado no porto de Peniche.

A embarcação foi detetada adornada pelas 13 horas e o armador confirmou que continha combustível no interior, pelo que foram colocadas barreiras de contenção, por forma a controlar um eventual foco de poluição.

“O armador foi notificado para apresentar um plano de remoção da embarcação”, revelou a Autoridade Marítima Nacional.

A Docapesca esclareceu, entretanto, que a embarcação encontrava-se atracada no porto de pesca de Peniche “há cerca de dois anos, na sequência do Processo Especial de Revitalização (PER) em curso, sendo proprietária a empresa Pescarade – Sociedade de Pesca do Arade”.

Por outro lado, adiantou que tem “vindo a acompanhar esta situação, no âmbito das suas funções de autoridade portuária, tendo na passada semana notificado o proprietário para a possibilidade da embarcação adornar”.

“Durante a manhã de hoje [terça-feira], devido às condições atmosféricas, com forte vento, precipitação e alguma agitação marítima no interior do porto, verificou-se o adornamento da embarcação, que se encontrava sem tripulação, tendo sido acionados os meios de contenção de poluição marítima”, refere a Docapesca.

A Autoridade Portuária e da Autoridade Marítima estão a acompanhar a evolução da situação. As operações envolveram elementos da Capitania do Porto e do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, bem como da Estação Salva-vidas de Peniche e Capitania do Porto da Nazaré.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.