Assinar
Leiria

Parte do distrito saiu da situação de seca em que estava mergulhado há quase um ano

Durante onze meses, a seca foi uma constante no distrito. As chuvas de outubro desanuviaram a situação

Em Leiria, em outubro, registaram-se 104.1 milímetros de precipitação total Foto de Arquivo

Na zona noroeste do distrito de Leiria terminou a situação de seca meteorológica que durava há quase um ano, ainda que as chuvas de outubro não tenham sido suficientes para retirar a maioria do distrito de Leiria da situação de seca.

Ainda assim, no norte litoral, na zona do concelho de Pombal, a seca foi ultrapassada depois de ter começado em novembro do ano passado.

Os dados são revelados no mais recente Boletim Climático Portugal Continental, referente ao mês de outubro e permitem verificar uma evolução positiva, verificada o mês passado.

A última vez que o distrito viveu uma situação de ausência de seca meteorológica aconteceu em outubro de 2021. Há um ano, todo o território do distrito estava em situação considerada “normal” ou mesmo de “chuva fraca”. No entanto, nos meses seguintes, a situação de seca instalou-se sem interrupções.

Durante onze meses, a seca foi uma constante no distrito. As chuvas de outubro desanuviaram a situação – que em setembro era de seca moderada e extrema em toda a área do distrito – ainda que a grande maioria dos concelhos permaneça em situação de seca fraca.

A nível nacional, cerca de 40% do território saiu da situação de seca meteorológica, num mês que, no nosso país, foi o quinto outubro mais quente dos últimos 92 anos, aponta o relatório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Distribuição espacial do índice de seca meteorológica a 30 setembro e a 31 outubro Fonte: IPMA

Do ponto de vista da precipitação, a média nacional foi de 121.2 mm, o que “corresponde a 123 % do valor normal”. “Valores da quantidade de precipitação superiores aos deste mês ocorreram em 30 % dos anos, desde 1931”, reforça o relatório.

A precipitação registada permitiu o “desagravamento significativo da área e da intensidade da situação de seca, terminando mesmo na região Noroeste e em grande parte da região Centro. Mantém-se ainda em seca as regiões a sul de Coimbra, sendo de salientar o Baixo Alentejo e o Algarve nas classes de seca moderada a severa”, refere o IPMA.

Em Leiria, em outubro, registaram-se 104.1 milímetros de precipitação total, com o valor mais elevado de precipitação registado a 29 de outubro, com 35.2 mm. O dia 2 de outubro foi o mais quente em Leiria, com 32,4 graus, sendo que na véspera, no primeiro dia do mês, se registou a temperatura mínima mais baixa do mês, 7,7 graus.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados