Assinar
Cultura

Sessão de cinema a triplicar assinala centenário do nascimento do realizador António Campos

Considerado o “pai” do cinema etnográfico português, realizador é recordado este sábado em Vieira de Leiria, com exibição de filmes gravados na Praia da Vieira entre 1958 e 1970.

António Campos nasceu em Leiria a 29 de maio de 1922 e notabilizou-se como um dos mais importantes documentaristas portugueses do século XX.

No ano de comemorações do 100º aniversário daquele que é considerado o “pai” do cinema etnográfico português, a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, em parceria com a Cinemateca Portuguesa e a Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito do Projeto FILMar, exibe três dos filmes gravados na Praia da Vieira: “O Tesoiro”, “A Festa” e “Gente da Praia da Vieira”.

“Recordar António Campos aos dias de hoje reveste-se de uma importância acrescida dado que, no seu tempo, foi ele quem mais contribuiu para divulgar a cultura e costumes das nossas gentes. Socorrendo-se de uma câmara, era com ela que António Campos realizava o seu trabalho, numa perspetiva de cinema direto; como resultado, tivemos vários filmes etnográficos da nossa freguesia que, muito provavelmente, são dos poucos registos em vídeo que possuímos dos anos 60 e 70. Os seus filmes continuam a ser, ainda hoje, um grande marco na construção da identidade desta comunidade, como o poderá comprovar, por exemplo, o filme “Gente da Praia da Vieira”, gravado em pleno verão quente de 1975”, explica a autarquia local em comunicado.

No próximo sábado, dia 3 de dezembro, pelas 20h30, os filmes são exibidos no Cine-Teatro Actor Álvaro, em Vieira de Leiria

Os bilhetes são gratuitos e as reservas devem ser feitas na Junta de Freguesia, pelo número 244 695 343 (no horário de expediente); através de email geral@jf-vieiradeleiria.pt; ou presencialmente. O levantamento dos bilhetes terá que ser realizado até sexta-feira, na Junta de Freguesia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados