Assinar
Ambiente

Valorlis assinala Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com quatro ações

A primeira ação acontece esta sexta-feira no auditório da Biblioteca Municipal de Pombal e é sobre compostagem doméstica.

imagem de resíduos orgânicos usadas como fertilizante

A Valorlis volta a associar-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre de 19 a 27 de novembro, tendo este ano como temática “Têxteis Circulares e Sustentáveis”.

A empresa assinala a efeméride com quatro ações. A primeira é sobre compostagem doméstica e acontece sexta-feira e sábado, dias 18 e 19, no auditório da Biblioteca Municipal de Pombal e no estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, respetivamente.

Nesta atividade, que se destina aos munícipes já inscritos no programa de compostagem doméstica da Valorlis e que foram convocados, é ensinado a fazer adubo natural a partir de resíduos orgânicos. No final da sessão, cada participante recebe um compostor.

Ainda no sábado, dia 19, a Valorlis dinamiza a oficina “Upcycling de Têxteis”, orientada por Ângela Quaresma. Neste workshop, os participantes vão aprender algumas técnicas e ferramentas para reutilizar roupas “que têm um furo, ou uma nódoa, ou que já não cumprem o seu propósito”. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas às vagas existentes.

Entre 23 e 25 de novembro, decorre a campanha “Uma Tonelada de Oportunidades” em parceria com o município de Pombal, com o objetivo de aumentar as taxas de separação e reciclagem de resíduos naquele concelho. No âmbito desta campanha, quem entregar 13 quilos de materiais recicláveis recebe um ecoponto doméstico. A iniciativa decorre no edifício Manuel Henriques, em Pombal, entre as 10 e as 17 horas.

A Valorlis associa-se também à Refood para dinamizar a ação de sensibilização “Juntos fazemos a diferença”. Esta iniciativa é destinada aos voluntários da associação e tem como objetivo melhorar as práticas de separação de resíduos e dar ferramentas para uma “gestão mais adequada dos resíduos produzidos na Unidade Operacional de Leiria”.

A ação decorre ao longo da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.