Assinar
Saúde

Alunos do Politécnico de Leiria ilustram asma e alertam para a gravidade da doença

Desafio foi lançado a estudantes da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e resultou em 60 trabalhos artísticos.

foto de uma ilustração com uma mulher a sofrer de asma

Demonstrar o que sente um doente quando tem um ataque de asma é o objetivo de um conjunto de trabalhos artísticos feitos por estudantes da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria. O desafio foi lançado no âmbito da campanha de sensibilização sobre a doença, com o mote “Pasmado”, e resultou em mais de 60 trabalhos artísticos.

A iniciativa “Traços d’Asma” foi desenvolvida nas aulas de Ilustração da licenciatura em Design Gráfico e Multimédia, com o apoio dos professores João Catarino e Marco Correia.

“No fundo, a ideia foi passar para a tela a descrição desse momento – de forma criativa, mas que fosse percetível pela população em geral”, referiu João Catarino. Em comunicado enviado às redações, o professor explicou que para a execução do trabalho os alunos ouviram relatos de doentes asmáticos. “Foi muito gratificante fazer parte desta iniciativa e contribuir para a principal mensagem da campanha – ter um ataque de asma não é normal e não deve ser desvalorizado”, sublinhou.

Um estudo recente sobre “A perceção dos portugueses sobre a asma” revelou que 65,1% dos inquiridos consideram normal um doente asmático ter uma crise de asma, mesmo estando medicado, e 66,6% não sabem que a gravidade de um ataque de asma pode ser comparável à de um ataque cardíaco. Apenas 25,7% dos inquiridos identificam todos os possíveis sintomas da doença (falta de ar, tosse, sensação de aperto no peito, cansaço, tosse durante a noite e pieira).

Na mesma nota de imprensa, o Politécnico de Leiria sublinha que “a asma é um problema de saúde pública, com elevada prevalência, que afeta pessoas de todas as idades, em todo o mundo” e que “quando não é controlada, esta doença pode ser incapacitante ou mesmo fatal”.

A campanha “Pasmado” foi lançada em maio, no Dia Mundial da Asma, pela Associação Portuguesa de Asmáticos, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar/GRESP, Plataforma Saúde em Diálogo, Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, Sociedade Portuguesa de Medicina Interna/NEDResp, Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço, Sociedade Portuguesa de Pneumologia e AstraZeneca.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados