Assinar
Cultura

Aniversário recheado de propostas para Leiria abraçar o m|i|mo

O Museu da Imagem em Movimento celebra 26 anos com um programa que se estende até 18 de dezembro, com exposições, oficinas, sessões de cinema, Lanterna Mágica, homenagem a António Campos e apresentação do projeto de investigação do legado de José Fabião.

Um espetáculo de laterna mágica, no dia 17 de dezembro, está incluído nas celebrações mimo

Dezembro é mês de festa no m|i|mo. Este ano, o 26º aniversário do Museu da Imagem em Movimento é assinalado com nove propostas em cinco dias, numa programação eclética e pensada para vários públicos – especialmente as famílias. “Gostávamos muito de conseguir criar hábitos culturais mais abrangentes no mês do aniversário do museu”, explica a coordenadora do m|i|mo, Sofia Carreira, sobre a “festa alargada” que se estende de dia 8 de dezembro até dia 18.

Amanhã à tarde, quinta-feira, dia 8, dia de aniversário do m|i|mo, há oficina de construção de bonecos de esponja, orientada por Carlos Alberto Silva. Depois, às 16 horas, são inauguradas as exposições de fotografia de Sofia Mota e Paulo Pimenta. Em “A última corrida”, a leiriense mostra a última corrida de galgos no Canídromo de Macau, num “belíssimo trabalho tem muito de artístico tem também um pouco de manifesto à liberdade”, destaca Sofia Carreira. Já Paulo Pimenta revela em Leiria “O Corpo em Dança”, “pequena mostra de um talento predestinado ao palco onde, de forma quase anónima, regista o belo e o artístico”.

Sexta-feira, dia 9, o público escolar beneficia de duas sessões da Monstrinha. No domingo, há oficina de cinema de animação pela manhã e, à tarde, apresentam-se os resultados do estudo e tratamento do Fundo José Fabião.

A programação prossegue no dia 17, com a exibição de filmes musicados de António Campos, assinalando o centenário do cineasta leirienses. Nesse dia, à noite, há espetáculo musicado de Lanterna Mágica no museu, com o mestre do cinema de animação Abi Feijó, cuja carreira foi laureada este ano com o Prémio Sophia. Uma oficina pedagógica encerra a celebração no dia 18.

“Os museus necessitam de criar ligação e proximidade com os que o habitam. Assim, pensamos transformar o aniversário do m|i|mo numa festa alargada no calendário”, conclui Sofia Carreira.


Fundo José Fabião

Mostrar o presente, tentando garantir o futuro. É esse o objetivo do projeto que envolve o Fundo José Fabião, que obteve financiamento da Rede Portuguesa de Museus. No domingo, dia 11 (16h), numa sessão com familiares do histórico fotógrafo de Leiria, são apresentados resultados do trabalho técnico feito pelo museu, nomeadamente o “número de espécimes tratados, quais as patologias encontradas”, entre outras informações, avança a coordenadora do museu.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados