Assinar


Castanheira de Pera

Cerci de Castanheira de Pera vai ampliar centro de atividades ocupacionais

Ampliação inclui um campo para a prática de boccia.

A Cercicaper, instituição sediada em Castanheira de Pera que apoia pessoas com deficiência ou incapacidade e em situação de vulnerabilidade social, vai ampliar o centro de atividades ocupacionais, investimento de 300 mil euros, foi anunciado ontem, dia 23.

À agência Lusa, a presidente da Cercicaper, Suzel Santos, disse que a obra, cujo concurso foi publicado na quinta-feira em Diário da República, “é muito importante, para dar uma resposta com melhor qualidade aos clientes” da instituição.

“O espaço já não está atualizado às necessidades”, declarou, explicando que os trabalhos contemplam a separação da zona de refeições da sala de estar.

Por outro lado, incluem a ampliação das instalações, “para disponibilizar um campo para a prática de boccia”, referiu.

Segundo a página de Facebook da Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Castanheira de Pera, este espaço, “com medidas oficiais para a prática do boccia”, vai permitir a prática de “outros desportos, danças e atividades”, com os respetivos balneários.

Quanto à sala independente para refeições, vai integrar equipamentos banho-maria que “permitam a independência dos clientes na hora da escolha das suas refeições”.

Por outro lado, “vão ser remodeladas as instalações sanitárias, passando a estar mais adequadas e mais ajustadas ao número de utilizadores”, e “vão ser corrigidos imensos sinais de desgaste que os 17 anos de utilização intensa do edifício apresentam”, incluindo substituição do piso e cobertura, e pinturas.

De acordo com a mesma fonte, “neste projeto estão também contempladas preocupações centradas no futuro da instituição”, financeiras e ambientais, “como o investimento num sistema de produção de energia para autoconsumo e aplicação de janelas com vidro duplo”.

O centro de atividades ocupacionais da Cercicaper, cooperativa de solidariedade social, funciona no edifício-sede, na vila de Castanheira de Pera.

Suzel Santos esclareceu que a obra tem financiamento de 190 mil euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, sendo que a verba restante “tem de ser a instituição” a suportar.

“Fizemos a candidatura em 2018, foi aprovada em 2019. Tivemos a pandemia e lançámos o concurso em 2021, então com o preço base de 200 mil euros, e ficou deserto”, afirmou a responsável, realçando que, então, “a Cercicaper teria de contribuir com cerca de 40 mil euros em candidatura, agora o valor é substancialmente superior”.

A pandemia de covid-19, os custos da energia e o aumento da inflação justificam o aumento do preço do concurso.

O concurso público para alteração e ampliação do centro de atividades ocupacionais tem um prazo de execução de 150 dias.

A Cercicaper, instituição particular de solidariedade social, surgiu em 1977. Tem cerca de 190 utentes dos 0 aos 77 anos, maioritariamente dos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, norte do distrito de Leiria. Chega ainda à Sertã, Proença-a-Nova e Castelo Branco, e conta com 75 funcionários.

Dispõe de centro de recursos para a inclusão, equipa local de intervenção, centro de formação profissional, residência autónoma, lar residencial, casa de acolhimento residencial, centro de atividades ocupacionais e apartamento para acolhimento de emergência, desenvolvendo ainda vários projetos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados