Assinar
Saúde

Concerto da Áurea em Leiria chega a doentes internados em hospital no Porto

Iniciativa partiu da NOS e foi “desenvolvida a pensar naqueles que não podem passar a época festiva com as suas famílias e amigos”.

foto da Áurea em palco no Teatro José Lúcio da Silva

Um grupo de doentes internados no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, pôde assistir em tempo real ao espetáculo da cantora e compositora portuguesa Áurea, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, na passada sexta-feira, 23 de dezembro.

O concerto de Natal “Aurea Soul Sessions|The Christmas Show”, que viajou por temas de Aretha Franklin, Ella Fitzgerald, Stevie Wonder e outros grandes artistas, foi captado por uma câmara 360 colocada na sala de espetáculos de Leiria e transmitido através de realidade virtual. No Porto, utentes e profissionais de saúde assistiram ao concerto em tempo real e como se estivessem no palco com a artista.

A iniciativa partiu da NOS que, através do 5G [rede móvel de quinta geração], permitiu esta experiência imersiva quase a 200 km de distância. Em nota de imprensa, a empresa explica que “as velocidades ultrarrápidas e baixa latência do 5G garantiram uma experiência imersiva e muito próxima da realidade”.

Margarida Nápoles, diretora de responsabilidade social e comunicação corporativa da NOS, refere que “esta iniciativa foi desenvolvida a pensar naqueles que não podem passar a época festiva com as suas famílias e amigos”, sublinhando que “a tecnologia permite feitos extraordinários, especialmente quando colocada ao serviço de quem mais precisa”.

Já Maria João Baptista, diretora clínica do Centro Hospitalar Universitário de São João, realça que “iniciativas deste cariz promovem a humanização de cuidados e tornam a experiência nos hospitais muito mais tranquila e positiva”. “A tecnologia ao serviço da saúde tem permitido revolucionar múltiplas áreas da Medicina e da prestação de cuidados”, comenta.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados