Assinar
Desporto

Dakar: pilotos leirienses terminam primeira etapa satisfeitos

Ricardo Porém e João Ferreira participam na prova que decorre na Arábia Saudita. Amanhã a etapa tem 602 km, dos quais 367 km de especial.

Um sexto e um 17º lugar foram as posições obtidas pelos pilotos leirienses na primeira etapa da edição de 2023 do rali Dakar, que arrancou hoje, 31 de dezembro, na Arábia Saudita.

Ricardo Porém, e o navegador argentino Augusto Sanz, demoraram 9m04s a concluir os 13 km do prólogo, terminando na 6ª posição, com mais 15 segundos que o líder na categoria T3, dos SSV para protótipos (a T4 é para veículos derivados de série), Cristina Gutierrez Herrero.

“Um excelente resultado depois de termos subido ao palanque de partida na Arábia Saudita com a nossa bandeira que, por estes dias, domina o espaço noticioso pelo mundo!”, descreveu o piloto, quatro vezes vencedor da Baja Portalegre 500, e que participa com o carro nº 328.

Já o rookie João Ferreira faz dupla com Filipe Palmeiro, no veículo nº 337, e terminou com o 17º tempo, em 9m23s, mais 34 segundos que o primeiro classificado.

“Os primeiros quilómetros do Dakar, ao volante do  X-raid YXZ1000R Turbo Prototype SXS, foram dentro da nossa expectativa! Aprender a cada quilómetro, evoluir a cada etapa, com o foco no pódio final será o nosso registos ao longo dos próximos dias! Vamos!”, escreveu o piloto de 23 anos, que participa pela primeira vez no Dakar.

Amanhã, dia 1 de janeiro de 2023, os dois portugueses, que participam com um X-raid YXZ1000R Turbo Prototype, da equipa alemã X-Raid Yamaha supported Team, têm uma etapa com início e chegada ao mesmo ponto, Jeddah Sea Camp, com 602,56 km, dos quais 367 km de especial e uma ligação de 234 km, num percurso com cascalho, pistas de areia e algumas dunas.

O rali Dakar termina a 15 de janeiro, com 14 etapas e um dia de descanso (9 janeiro), com várias jornadas a ultrapassar os 450 km de extensão, e com um grau de dificuldade mais elevado do que em edições anteriores.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.