Assinar
Leiria

Deslizamento de terras na encosta do cemitério deixa 11 pessoas desalojadas em Leiria

Desprendimento de uma rocha na encosta do cemitério atingiu um prédio recentemente construído na rua de São Miguel.

Foto do prédio na rua de são miguel do qual foram retirados os moradores por precaução

A construção é recente, mas os moradores foram obrigados a sair. O deslizamento de terras, que atingiu um prédio em Leiria, obrigou ao realojamento de 11 pessoas, por precaução, informou a agência Lusa o vereador da Proteção Civil do Município.

Luís Lopes adiantou que se verificou o “desprendimento de uma rocha na encosta do cemitério” em consequência “da acumulação destes dias de precipitação”, o que contribui para alguma instabilidade nas vertentes.

“Por precaução, pedimos aos moradores para saírem, já que de noite não havia condições para reavaliarmos as condições de segurança do edifício”, acrescentou, ao referir que a maioria das 11 pessoas foram realojadas em casas de familiares.

Segundo o vereador, no imediato, a preocupação foi “colocar as pessoas em segurança”. Já esta tarde, em reunião do executivo, Luís Lopes adiantou que técnicos e proteção civil se encontravam no edifício “a avaliar eventuais medidas a implementar”.

Prédio atingido situa-se ao início da rua de São Miguel e foi recentemente construído

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria informou que o alerta para o “movimento de massas” foi dado pelas 00:20, na rua de São Miguel. Estiveram no local os Bombeiros Sapadores de Leiria, a Proteção Civil municipal e a PSP.

Na manhã de segunda-feira, a forte precipitação que ocorreu durante cerca de meia hora na cidade de Leiria provocou várias inundações, sobretudo no centro.

Registaram-se levantamentos de tampas de esgoto, deslizamento de terras na zona dos Andrinos e levantamento de pedras da calçada na rua Tenente Valadim.

Também a rua João de Deus ficou alagada e a água da chuva também entrou na Igreja do Espírito do Santo.

O CDOS registou nesse período 22 ocorrências em todo o distrito.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.