Assinar
Leiria

GNR deteta quatro infrações num veículo de transporte de suínos em Ortigosa

Cada infração está sujeita à aplicação de uma coima que pode oscilar entre 500 e 44.890 euros.

Operação de fiscalização ao transporte de animais decorreu no último domingo Arquivo

Falta de autorização para o transporte de animais, incumprimento de requisitos no manuseamento, falta de declaração de limpeza ou desinfeção da viatura, e guias de transporte irregulares foram infrações detetadas, no passado domingo, pela GNR de Leiria, numa viatura que transportava 22 suínos.

A situação, detetada no decorrer de uma operação de fiscalização rodoviária direcionada para o transporte de animais vivos, em Ortigosa, motivou a aplicação de quatro autos de contraordenação.

As coimas associadas a cada auto podem oscilar entre 500 e os 44.890 euros, informa a GNR em comunicado.

Nesta ação, desenvolvida pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA)O Comando Territorial de Leiria, foi identificado o condutor do veículo, de 45 anos, e a respetiva empresa transportadora, tendo os factos sido remetidos para a Divisão de Alimentação e Veterinária (DAV) de Leiria.

No mesmo comunicado, a Guarda Nacional Republicana recorda a preocupação diária do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) com a proteção dos animais, sendo uma das suas competências “a observância das disposições legais no âmbito sanitário e de proteção animal”, que inclui a verificação das “condições em que os animais se encontram e garantir que estão devidamente identificados para a despistagem de doenças”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.