Assinar
Sociedade

Leiria entre os distritos sob aviso laranja no dia de Natal por causa da chuva

Leiria está também sob aviso amarelo devido à precipitação por vezes forte.

Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Os distritos de Leiria, Braga, Viseu, Porto, Guarda, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra, vão estar sob aviso laranja este domingo, dia 25, devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e persistente, acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Ainda este sábado, dia 24, Leiria está sob aviso amarelo por causa da precipitação por vezes forte. À meia-noite o aviso eleva para laranja, estendendo-se até às 6 horas de amanhã, domingo. A partir dessa hora e até às 12 horas de domingo, o aviso passa novamente a amarelo.

De acordo com informação disponibilizada pelo IPMA, estão previstos períodos de chuva na região Centro durante o meio da manhã e a tarde de domingo, dia 25. O vento deverá predominar a partir desta tarde no litoral oeste e nas terras altas da região Sul (<40 Km/h), soprando até 50 Km/h e com rajadas da ordem dos 80 Km/h nas terras altas das zonas Norte e Centro do país.

Face às condições meteorológicas e à possibilidade de ocorrência de cheias, inundações em zonas urbanas e piso rodoviário escorregadio, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomenda a adoção de algumas medidas de prevenção: garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes, bem como outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; evitar a exposição às zonas afetadas pelas cheias; garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas e zonas ribeirinhas; adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

Outras recomendações passam por não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados