Assinar
Leiria

Município de Leiria investe 200 mil euros na instalação de “ilhas urbanas”

São no total 10 ilhas compostas por floreira, banco e algumas com candeeiro inteligente.

CML

Provavelmente já reparou que há novas floreiras em Leiria, mas um pouco diferentes do habitual. Para que servem? Segundo comunicado da Câmara Municipal, trata-se de ilhas urbanas compostas por banco com floreira, pavimento pintado e algumas com um candeeiro inteligente.

São no total 10 ilhas que a autarquia está a instalar no centro da cidade, em locais “considerados estratégicos para a passagem e convivência de pessoas”. O investimento é de 200 mil euros.

Tendo o rio Lis como referência, estes espaços funcionam como “uma espécie de arquipélago/percurso de conforto urbano” que terá um QR Code associado, a remeter para informação cultural do concelho, mas também painéis fotovoltaicos e sensores ambientais para medição de qualidade do ar e da velocidade do vento.

As ilhas estão a ser criadas na rotunda do Estádio, junto à entrada para o recinto da feira; no Arrabalde, junto à escola primária; no largo da Sé, junto à escadaria; no largo Papa Paulo VI, em frente à entrada para o terminal rodoviário; no largo 5 de Outubro, perto do Posto de Turismo; na ponte Hintze Ribeiro; na rua Tenente Valadim, junto ao Museu de Leiria; na rua Roberto Ivens, junto à restauração e ao Jardim Santo Agostinho.

A implementação desta medida tem financiamento comunitário no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.