Assinar
Sociedade

Proteção Civil registou 10 ocorrências no distrito de Leiria devido ao mau tempo

Leiria volta a estar sob aviso amarelo esta segunda-feira devido à chuva, por vezes forte, e à agitação marítima.

imagem de um chapéu de chuva aberto sob precipitação intensa

Quedas de árvores e deslizamentos de terra foram as principais ocorrências registadas no distrito de Leiria nas últimas 22 horas horas devido ao mau tempo.

Segundo informação do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, foram contabilizadas dez ocorrências no distrito desde as 14 horas de ontem, sábado, até ao momento.

Já a nível nacional a Proteção Civil sinalizou 199 ocorrências entre as 16 horas de sábado e as 8 horas de hoje, a maioria relacionada com quedas de árvores e inundações, sobretudo no distrito de Lisboa e Setúbal.

Em declarações à Lusa esta manhã, José Costa, oficial de serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), adiantou que a maioria, 73, está relacionada com quedas de árvores, seguida de inundações (72), limpezas de via (25), quedas de estrutura (21), movimentos de terra (sete) e um salvamento terrestre.

De acordo com o responsável, os distritos mais afetados foram Lisboa, com 85 ocorrências, Setúbal, com 31, Faro, com 21, Santarém 12 e Beja, com 11.

Estiveram envolvidos 803 operacionais apoiados por 263 meios.

Às 9 horas terminaram os avisos amarelos decretados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), não estando previstos mais avisos durante o dia de hoje.

Já amanhã, segunda-feira, o IPMA emitiu avisos amarelos para vários distritos, nomeadamente em Leiria devido à previsão de agitação marítima, entre as 6 e as 24 horas, e de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, entre as 9 e as 15 horas.

Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Braga vão estar por sua vez sob aviso laranja entre as 6 e as 12 horas de segunda-feira devido à precipitação.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.